v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016

					Visualizar v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016
Publicado: 2020-09-07

Expediente

Dossiê

  • FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS – DETERMINANTES ECONÔMICOS E POLÍTICOS

    Roberto Leher, Maria Rosimary Soares dos Santos
    220-239
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62189
  • UNIVERSIDADES ESTADUAIS BRASILEIRAS: FINANCIAMENTO, DESIGUALDADES REGIONAIS E O PNE (2014-2024)

    Renata Ramos da Silva Carvalho, Nelson Cardoso Amaral
    240-259
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62163
  • ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E O FUTURE-SE: UMA ANÁLISE A CERCA DOS PARECERES DAS UNIVERSIDADES DE MINAS GERAIS NO ANO DE 2019

    Rosana dos Santos Martins, Luci Helena Silva Martins
    260-272
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62686
  • POLÍTICAS DE PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA ANÁLISE ACERCA DAS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL.

    Lucas de Paula Rodrigues, Vânia de Fátima Matias de Souza
    273-283
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62662
  • A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO COM FINS LUCRATIVOS NO BRASIL: DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 ATÉ MEADOS DOS ANOS DE 2010

    Fábio Luciano Oliveira Costa
    284-299
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61489
  • O NEOLIBERALISMO E A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A RELAÇÃO ENTRE AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

    Mary Jose Almeida Pereira, Arlete Maria Monte de Camargo
    300-316
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61147
  • A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE.

    Karine Pinheiro de Souza, Nayana Lima Santos, Rafael dos Santos da Silva
    317-334
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62773
  • O FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PRIVADO/PRÓPRIO: O CASO DA ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES S.A.

    Fabiola Bouth Grello Kato, Leila Maria Costa Sousa
    335-352
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61618
  • FNDE E OS MECANISMOS DE CONTROLE DO FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (Fies): VULNERABILIDADES, INSUSTENTABILIDADE FISCAL E RETRAÇÃO.

    Antônio Cláudio Andrade dos Reis, Vera Lúcia Jacob Chaves
    353-369
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61501
  • AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE TERCEIRA VIA NO FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)

    Matheus Lucas Souza, Alda Maria Duarte Araújo Castro
    370-385
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61506
  • O REGIME DE LIMITES DE GASTOS NO ÂMBITO DO ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE SOBRE UM PROCESSO EM CURSO

    Solange Jarcem Fernandes
    386-401
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62765
  • O FINANCIAMENTO DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO FEDERATIVO: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 2007 A 2018

    Maria Dilnéia Fernandes, Terezinha Pereira Braz
    402-419
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62597

Artigos

  • COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL

    Amanda Melchiotti Gonçalves, Roberto Antonio Deitos
    420-434
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.63822
  • CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

    Elaine de Almeida Cabral
    435-447
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61143
  • MOVIMENTO PARA UMA ESCOLA CONTRA HEGEMÔNICA

    Alexandre Marini, Daniela Oliveira Ramos dos Passos
    448-462
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61138
  • GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA: POR UMA EDUCAÇÃO PLURAL

    Ravelli Henrique Souza, Marta Regina Furlan de Oliveira, Isaias Batista de Oliveira Junior
    463-476
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.48935
  • DIÁLOGOS COM PIBIDIANAS/OS DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UEM: TRAÇANDO CAMINHOS PARA (RE)PENSAR O CURRÍCULO

    Brenda Zarelli Gatti, Eliane Rose Maio
    477-492
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.48917
  • FINANCIAMENTO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONDIÇÕES DE QUALIDADE: UM ESTUDO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA A PARTIR DO SIMCAQ

    Thiago Alves, Adriana Aparecida Dragone Silveira, Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno
    493-514
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62186
  • SINDICALISMO DOCENTE EM TEMPOS DE RETROCESSOS: A PARTICIPAÇÃO NO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO PARÁ, SUBSEDE CASTANHAL

    Victor Fernando Ramos de Oliveira, Maria Edilene dos Santos Ribeiro, Odete da Cruz Mendes
    515-530
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61159
  • ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

    DIlza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva
    531-546
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.56960