ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E O FUTURE-SE:

UMA ANÁLISE A CERCA DOS PARECERES DAS UNIVERSIDADES DE MINAS GERAIS NO ANO DE 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62686

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as notas e pareceres emitidas pelos Conselhos Universitários das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de Minas Gerais acerca do Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – FUTURE-SE apresentadas no ano de 2019. O problema central da pesquisa é analisar se já houve rejeição do projeto ou se as Universidades apresentaram questionamentos e sugestões para uma possível aceitação do programa. Quanto a metodologia, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa. No que tange ao objetivo, a pesquisa pode ser classificada descritiva, com enfoque na utilização da pesquisa de base bibliográfica e na análise de documentos fornecidas nos sites das IFES. Conclui-se que a maioria das IFES rejeitaram ou apresentaram ressalvas quanto ao programa.

Palavras-chaves: notas, pareceres, IFES, Future-se.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana dos Santos Martins, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, rosana.santos.martins.adv@gmail.com

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS/Unimontes. Advogada com experiência na área de Direito com ênfase em Direito Processual Civil. Linhas de pesquisa: democracia, discurso de ódio e representatividade feminina na política.

Luci Helena Silva Martins, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, lucihelenam@yahoo.com.br

Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pós-Doutorado, na área de Sociologia, na Universidade Nova de Lisboa (UNL). Professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), no curso de Graduação em Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS).  Experiência na docência do ensino superior na área de Serviço Social, com ênfase para Teoria social e democratização, direitos sociais, cultura, política e movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

DOS SANTOS MARTINS, R.; HELENA SILVA MARTINS, L. . ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E O FUTURE-SE: : UMA ANÁLISE A CERCA DOS PARECERES DAS UNIVERSIDADES DE MINAS GERAIS NO ANO DE 2019. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 260–272, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i2.62686. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62686. Acesso em: 19 nov. 2024.