POLÍTICAS DE PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA ANÁLISE ACERCA DAS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL.

Autores

  • Lucas de Paula Rodrigues Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, lucasdepaularodrigues@hotmail.com
  • Vânia de Fátima Matias de Souza Universidade Estadual de Maringá(UEM), Maringá, Paraná, Brasil, vfmatias@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-4631-1245

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62662

Resumo

O texto tem como objetivo analisar as relações de similaridades dos imperativos que tratam da privatização do Ensino Superior público brasileiro e as orientações do Banco Mundial. Considerou-se como elementos basilares, os documentos “Um ajuste justo” (2017) e “Gestão de pessoas e folha de pagamentos no setor público brasileiro” (2019). As categorias sustentadas pelos pressupostos da análise de conteúdo elegidas foram: relação público-privado; parcerias; gestão; reajustes e flexibilização. As impressões trazidas nos dois documentos sustentam-se nos imperativos trazidos no formato de “soluções” para o financiamento do ensino superior brasileiro, pautada na diminuição do financiamento público das universidades cujas propostas são postas no formato de reajustes de financiamento do setor público.

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Biografia do Autor

Lucas de Paula Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, lucasdepaularodrigues@hotmail.com

Formado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Educação Física Bacharelado pela Unicesumar. Mestrandoem Educação no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), da Universidade Estadual de Maringá, na área de Políticas Públicas Educacionais. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá(UEM), Maringá, Paraná, Brasil, vfmatias@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2000). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina (2009). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Mestrado Profissional em Educação Física associado entre Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho e Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE/CNPq).

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

RODRIGUES, L. de P.; SOUZA, V. de F. M. de. POLÍTICAS DE PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA ANÁLISE ACERCA DAS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 273–283, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i2.62662. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62662. Acesso em: 14 nov. 2024.