SINDICALISMO DOCENTE EM TEMPOS DE RETROCESSOS: A PARTICIPAÇÃO NO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO PARÁ, SUBSEDE CASTANHAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61159Resumo
Este artigo aborda sobre sindicalismo docente e foca sua análise no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (SINTEPP), subsede Castanhal. Tem como objetivo central discorrer sobre o sindicalismo como espaço de organização e luta dos trabalhadores, de modo especial, da educação no município de Castanhal-PA. Para a discussão foi realizado um estudo bibliográfico e documental sobre o tema em debate. O texto está estruturado em três subtópicos, no primeiro é feita uma abordagem sobre a relação capital e trabalho em meio às contradições, crises e reformas do sistema capitalista; no segundo apresenta-se de forma pontuada o surgimento do sindicato e suas finalidades, destacando o sindicalismo docente no Brasil; ao final abordamos sobre o SINTEPP subsede Castanhal, destacando algumas de suas lutas e conquistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.