SINDICALISMO DOCENTE EM TEMPOS DE RETROCESSOS: A PARTICIPAÇÃO NO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO PARÁ, SUBSEDE CASTANHAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61159Resumo
Este artigo aborda sobre sindicalismo docente e foca sua análise no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (SINTEPP), subsede Castanhal. Tem como objetivo central discorrer sobre o sindicalismo como espaço de organização e luta dos trabalhadores, de modo especial, da educação no município de Castanhal-PA. Para a discussão foi realizado um estudo bibliográfico e documental sobre o tema em debate. O texto está estruturado em três subtópicos, no primeiro é feita uma abordagem sobre a relação capital e trabalho em meio às contradições, crises e reformas do sistema capitalista; no segundo apresenta-se de forma pontuada o surgimento do sindicato e suas finalidades, destacando o sindicalismo docente no Brasil; ao final abordamos sobre o SINTEPP subsede Castanhal, destacando algumas de suas lutas e conquistas.
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-01-15 (2)
- 2020-12-06 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Victor Fernando Ramos de Oliveira, Maria Edilene S. Ribeiro, Odete da Cruz Mendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



