GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA: POR UMA EDUCAÇÃO PLURAL

Autores

  • Ravelli Henrique Souza Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, ravelli_28@hotmail.com
  • Marta Regina Furlan de Oliveira Universidade Estadual de Londrina(UEL), Londrina, Paraná, Brasil, marta.furlan@yahoo.com.br
  • Isaias Batista de Oliveira Junior Universidade Estadual do Paraná(UNESPAR), Apucarana, Paraná, Brasil, jr_oliveira1979@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.48935

Resumo

Este artigo objetiva compreender as atribuições de papéis, relações de gênero e poder envolvidas pela produção de corpos disciplinados nos espaços formativos educacionais. O estudo se justifica pela necessidade de investigação dos conceitos de Gênero, Sexo, Sexualidade, compreendendo o processo de como os corpos de meninos e meninas são educados na escola, pela identificação e reprodução dos papéis sociais. A metodologia é um estudo teórico de referenciais que se dedicam ao estudo sobre gênero na escola. Como resultado, os profissionais educacionais devem compreender esses mecanismos disciplinares frequentemente utilizados nas instituições de ensino, a fim de que propiciar estratégias emancipatórias na construção de uma escola formadora e interceptora de tempo/espaço de liberdade, autonomia e diversidades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ravelli Henrique Souza, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, ravelli_28@hotmail.com

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Educação Física Licenciatura – Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil e aluno do curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva pela mesma Unviersidade.

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina(UEL), Londrina, Paraná, Brasil, marta.furlan@yahoo.com.br

Pós Doutora em Filosofia da Educação: Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Educação: Universidade Estadual de Maringá –Maringá, Paraná. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Líder do GEPEI/CNPQ –Grupo de Pesquisa em Educação e Infância e Pesquisadora do GEPAE/CNPQ –Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte e Educação

Isaias Batista de Oliveira Junior, Universidade Estadual do Paraná(UNESPAR), Apucarana, Paraná, Brasil, jr_oliveira1979@hotmail.com

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho". Professor Colaborador na Universidade Estadual do Paraná.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

SOUZA, R. H.; OLIVEIRA, M. R. F. de; JUNIOR, I. B. de O. GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA: POR UMA EDUCAÇÃO PLURAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 463–476, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i2.48935. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48935. Acesso em: 19 nov. 2024.