GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA: POR UMA EDUCAÇÃO PLURAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.48935Resumen
Este artigo objetiva compreender as atribuições de papéis, relações de gênero e poder envolvidas pela produção de corpos disciplinados nos espaços formativos educacionais. O estudo se justifica pela necessidade de investigação dos conceitos de Gênero, Sexo, Sexualidade, compreendendo o processo de como os corpos de meninos e meninas são educados na escola, pela identificação e reprodução dos papéis sociais. A metodologia é um estudo teórico de referenciais que se dedicam ao estudo sobre gênero na escola. Como resultado, os profissionais educacionais devem compreender esses mecanismos disciplinares frequentemente utilizados nas instituições de ensino, a fim de que propiciar estratégias emancipatórias na construção de uma escola formadora e interceptora de tempo/espaço de liberdade, autonomia e diversidades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.