ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • DIlza Côco Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, dilzacoco@gmail.com
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, sandrafraga7@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.56960

Resumo

O artigo explora a temática aprendizagens docentes de licenciandos de Matemática no estágio supervisionado. Trata-se de investigação qualitativa que visa compreender o movimento de ação formativa de licenciandos quando realizam oficinas pedagógicas com estudantes do Ensino Fundamental, em um laboratório de ensino de Matemática. Baseados nos pressupostos da abordagem Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade, analisamos episódios formativos registrados em relatórios escritos entre 2015 e 2018, que explicitam reflexões, desafios e possibilidades de ensino elaboradas por acadêmicos. As análises indiciam que os momentos de planejamento, desenvolvimento e avaliação das oficinas, em uma perspectiva coletiva, contribuem para a constituição de uma nova qualidade de pensamento dos licenciandos sobre a atividade pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DIlza Côco, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, dilzacoco@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciada em Pedagogia pela Ufes. Atua na licenciatura em matemática do Ifes, no Programas de Pós-Graduação em Educação, em Ciências e Matemática (Educimat) e no Programa de Pós-Graduação em ensino de Humanidades, ambos do Ifes. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Prática Pedagógica de Matemática (Grupem) e participa do Grupo de Estudos e Pesquisasem Atividade Pedagógica (GEPAPe).

Sandra Aparecida Fraga da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, sandrafraga7@gmail.com

Possui estágio pós-doutoral em Educação matemática e ensino de física pela UFSM. Doutora e mestre em Educação pela Ufes. Licenciada em Matemática pela Ufes. Atua na licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticano Ifes. Líder do Grupo de Pesquisa em Prática Pedagógica de Matemática (Grupem) e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica (GEPAPe). Atualmente é bolsista Pesquisador Capixaba Fapes, EDITAL FAPES Nº 18/2018.

Downloads

Publicado

2020-12-06

Como Citar

CÔCO, D.; SILVA, S. A. F. da. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES FORMATIVAS COMPARTILHADAS COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 531–546, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i2.56960. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56960. Acesso em: 19 nov. 2024.