FINANCIAMENTO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONDIÇÕES DE QUALIDADE: UM ESTUDO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA A PARTIR DO SIMCAQ
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62186Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma projeção do financiamento necessário para a ampliação da Educação Infantil em condições de qualidade, atendendo as metas de expansão do PNE, em municípios com diferentes contextos. Para este exercício, utilizou-se como referência 12 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Para a análise do orçamento necessário foi utilizado o Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ), possibilitando a comparação entre a receita vinculada para a educação e o efeito da expansão de matrículas e da adequação das condições de oferta no financiamento. Os resultados revelam a desigual capacidade financeira das redes municipais de cidades tão próximas e a necessidade de aperfeiçoamento das políticas de financiamento para que o direito à educação das crianças não seja diferenciado pela capacidade de financiamento dos entes federativos.
Palavras-chave: Educação em condições de qualidade; Educação Infantil; Financiamento da Educação Básica; Planejamento educacional
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.