FINANCIAMENTO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONDIÇÕES DE QUALIDADE: UM ESTUDO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA A PARTIR DO SIMCAQ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62186

Resumen

Este artículo tiene como objetivo hacer una proyección del financiamiento necesario para la expansión de la Educación Infantil en condiciones de calidad, cumpliendo con los objetivos de expansión del PNE, en municipios con diferentes contextos. Para este ejercicio, se utilizaron como referencia 12 municipios de la Región Metropolitana de Curitiba. Para el análisis del presupuesto necesario, se utilizó el Simulador de Costo-Alumno Calidad (SimCAQ), que permite la comparación entre los ingresos vinculados para la educación y el efecto de la expansión de las matrículas y la adecuación de las condiciones de la oferta en el financiamiento. Los resultados revelan la desigual capacidad financiera de las redes municipales en ciudades tan cercanas y la necesidad de mejorar las políticas financieras para que el derecho de los niños a la educación no se diferencie por la capacidad financiera de las entidades federativas.

Palabras clave: Educación en condiciones de calidad; Educación Infantil; Financiamiento de la educación básica; Planificación educativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Alves, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, thiagoalves.edu@gmail.com

É doutor em Administração pela FEA/USP –(2012), mestre em Administração pela FEA-RP/USP (2007) e especialista em Finanças e Controladoria pela FEA/USP (2003). Atualmente é professor na Universidade Federal de Goiás lotado na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPR e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da UFG. É co-fundador e coordenador do "Laboratório de Dados Educacionais" ecoordenador do projeto Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ).

Adriana Aparecida Dragone Silveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, adrianadragone@yahoo.com.br

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010), estágio pós-doutoral (2019) em Teachers College, Columbia University. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, diretoria - secretária da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação e diretora de projetos especiais da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Sede. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direito à educação, judicialização da educação, políticas de educação infantil e financiamento educacional.

Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, dhaienebruno@gmail.com

Mestranda em Educação na Linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Políticas Educcionais pela Universidade Federal do Paraná (2014). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é pedagoga e professora da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Publicado

2020-12-06

Cómo citar

ALVES, T.; SILVEIRA, A. A. D.; BRUNO, D. de J. dos R. FINANCIAMENTO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONDIÇÕES DE QUALIDADE: UM ESTUDO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA A PARTIR DO SIMCAQ. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 493–514, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i2.62186. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62186. Acesso em: 17 jul. 2024.