DIÁLOGOS COM PIBIDIANAS/OS DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UEM: TRAÇANDO CAMINHOS PARA (RE)PENSAR O CURRÍCULO

Autores

  • Brenda Zarelli Gatti Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, brenda_zarelli@hotmail.com
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, elianerosemaio@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.48917

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral discutir sobre gênero e sexualidade na formação de professores/as pelo PIBID de Educação Física-UEM. Para isso entrevistamos seis pibidianos/as por meio de entrevista semiestruturada. Os objetivos específicos são: a) verificar se os/as pibidianos/as contaram com alguma formação acadêmica que lhes dessem subsídios para a discussão de gênero e sexualidade; b) pesquisar quanto às aulas aplicadas pelos/as pibidianos/as se são discutidas questões de gênero e sexualidade. Pautamos esse trabalho na perspectiva dos Estudos Culturais. Concluímos que os/as pibidianos/as contaram com uma formação sobre gênero e sexualidade, porém superficial. As aplicações das aulas pelos/as pibidianos/as foram esporádicas, limitando-se à afinidade dos/as bolsistas em querer trabalhar com a temática. 

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Biografia do Autor

Brenda Zarelli Gatti, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, brenda_zarelli@hotmail.com

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM) e graduada em Educação Física.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, elianerosemaio@yahoo.com.br

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Doutora em Educação Escolar (UNESP) e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

GATTI, B. Z.; MAIO, E. R. DIÁLOGOS COM PIBIDIANAS/OS DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UEM: TRAÇANDO CAMINHOS PARA (RE)PENSAR O CURRÍCULO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 477–492, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i2.48917. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48917. Acesso em: 13 nov. 2024.