EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Márcio de Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48685

Palavras-chave:

Pedofilização, Empoderamento, Educação Sexual

Resumo

A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma discussão necessária para a sociedade do século XXI. Propagada intensamente pelos meios midiáticos (internet, televisão etc.), deixa marcas traumáticas nas suas vítimas. Objetivamos discutir a pedofilização como uma prática que têm diferentes estilos musicais como um artefato cultural que a legitima. Utilizamos da pesquisa bibliográfica, problematizando seis letras de músicas que, visivelmente, elencam a criança e a adolescente – sob o codinome de ‘novinha’ – como objeto de desejo de pessoas de mais idade. Vislumbramos com a educação sexual, uma alternativa para movimentar estratégias pedagógicas contra a cultura de consumo do corpo de meninas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pedagogo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Supervisor de Proteção Social junto a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP e Professor das Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS).

Márcio de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando, Mestre em Educação e Pedagogo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Colaborador junto à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Paranavaí) e Coordenador Pedagógico junto à Prefeitura Municipal de Sarandi/SP. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós Doutora e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Araraquara). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) junto à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

SILVA, F. G. O. da; OLIVEIRA, M. de; MAIO, E. R. EMANCIPAR OU NATURALIZAR? PEDOFILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS NOVINHAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 674–691, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.48685. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48685. Acesso em: 27 abr. 2024.