EDUCAÇÃO ESPECIAL DO/NO CAMPO: INDICADORES EDUCACIONAIS DA PARAÍBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.74706

Palavras-chave:

Educação Especial; Educação do Campo; Escolas Rurais; Indicadores Educacionais.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar indicadores educacionais do estado da Paraíba relacionados à Educação Especial do/no Campo. A análise se baseou nos dados do Censo Escolar da Educação Básica do ano de 2021 em relação à distribuição das matrículas de alunos público-alvo da Educação Especial nas 14 Gerências Regionais de Educação por condição e dependência administrativa, à acessibilidade das escolas e à formação de professores. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente, por meio de estatística descritiva. Os resultados apontaram que há falta de professores capacitados, de serviços e recursos da modalidade da Educação Especial e de condições de acessibilidade nas escolas do/no campo. Conclui-se que o direito a uma educação de qualidade ainda não é efetivado para os alunos público-alvo da Educação Especial.

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Biografia do Autor

Munique Massaro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, munique@ce.ufpb.br

Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, doutora em Educação pela Unesp, com doutorado sanduíche na Universidade de Oslo/ Noruega.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

MASSARO, M. EDUCAÇÃO ESPECIAL DO/NO CAMPO: INDICADORES EDUCACIONAIS DA PARAÍBA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 380–396, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.74706. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74706. Acesso em: 21 nov. 2024.