v. 49 n. 3 (2024): Dossiê Desigualdades educacionais e escolares e os marcadores sociais: arranjos, pesquisas e proposições

					Visualizar v. 49 n. 3 (2024): Dossiê Desigualdades educacionais e escolares e os marcadores sociais: arranjos, pesquisas e proposições

Este dossiê se justifica por enfocar um tema que ocupa a agenda de pesquisadores de vários campos, uma vez que a configuração e a imbricação com os marcadores sociais, por meio da articulação e assimetrias de diferentes abordagens e perspectivas é um campo fecundo para se discutir a desigualdade educacional e escolar, especialmente após a pandemia do SARS COVID-19. Ou seja, o dossiê busca fomentar a discussão acerca da desigualdade educacional e escolar em relação, diálogo, assimetria ou interseção com os marcadores sociais raça/cor, gênero, nível socioeconômico, território, pessoa com deficiência – bem como novas formas de discriminação presentes nos diferentes contextos educacionais e escolares. Para tal, encorajamos a submissão de estudos de natureza teóricos, metodológica e análises empíricas que apresentem as configurações, delineamentos, invisibilidade de indivíduos, entre outros, a partir de distintas perspectivas, cenários, contextos e territórios em que a desigualdade se materialize. Além disso, os estudos podem apresentar uma vertente interdisciplinar e transversal que contemplem os aspectos históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos relacionados à desigualdade educacional e escolar.

Publicado: 2024-12-20

Expediente

Dossiê

  • IGUALDADE OU EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA? UM DEBATE CONCEITUAL

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80631
    Naira da Costa Muylaert Lima
    1446-1457
  • INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA SALA DE AULA: UM ESTUDO ACERCA DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE DESIGUALDADES

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80644
    Eriene Macedo de Moraes, Cinthia Brenda Siqueira Santiago, Gina Glaydes Guimarães de Faria
    1458-1473
  • DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E A AUDIODESCRIÇÃO: ELO NECESSÁRIO PARA UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS UN LIEN NÉCESSAIRE VERS L'ÉDUCATION POUR TOUS

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80681
    Maria Clementina de Oliveira, Eliana Lúcia Ferreira
    1474-1483
  • ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: A INVISIBILIDADE NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80251
    Regina Célia Passos Ribeiro de Campos, Marco Antônio Melo Franco
    1484-1501
  • O IMPACTO DA LEI 13.409/2016 NO INGRESSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.81284
    Flávia Pedrosa de Camargo
    1502-1512
  • PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA COTISTAS ACERCA DO ACESSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80668
    Thays Santos Souza, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Daniele da Rocha Carvalho
    1513-1532
  • CONDIÇÕES DE DOCÊNCIA, ORIGENS SOCIAIS DE ESTUDANTES E DESEMPENHO NO SAEB 2021

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80671
    Fellipe Madeira, Bernardo Mattes Caprara
    1533-1550
  • DESEMPENHO EM MATEMÁTICA E DESIGUALDADES: FATORES PARA (RE) PENSAR UMA EDUCAÇÃO EQUITATIVA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80732
    André Luiz Regis de Oliveira, Emilia Carolina Bispo dos Santos Augusto
    1551-1565
  • INDICADORES DE RESULTADOS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE DESIGUALDADES EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO PÚBLICO

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80617
    Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
    1566-1580
  • TRASLUCIR: VISUALIDADE E OFICINAS NAS COMUNIDADES INDÍGENAS DO BRASIL E EQUADOR.

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80413
    Juan Andrango
    1581-1591
  • DO PASSADO AO PRESENTE: ANALFABETISMO, DISPARIDADES REGIONAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79966
    Ingrid Danielle de Paula
    1592-1612
  • EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: BREVES APONTAMENTOS PARA A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80301
    Carla Liane Nascimento dos Santos, Eliecilda da Conceição Souza
    1613-1630
  • UM CORPO DOCENTE EM (RE)AÇÃO NA (RE)CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM UMA COMUNIDADE ESCOLAR EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80738
    Ery Jardim , Idio Fridolino Altmann, Ingridi Vargas Bortolaso, Paulo Fossatti
    1631-1649
  • INFÂNCIAS EM SITUAÇÃO DE RUA: INVISIBILIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80574
    Caroline Trapp de Queiroz
    1650-1664
  • TECENDO CAMINHOS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80653
    Daylane da Silva de Souza, Sandra Maciel de Almeida, Jimena de Garay Hernández
    1665-1680
  • DESIGUALDADE SOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017) NO ESTADO DO PARANÁ

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80716
    Sandra Gunkel Scheeren, Marcos Vinicius Francisco
    1681-1695
  • JOVENS DE CABURI/AM E TENSIONAMENTOS DAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS-ENSINO MÉDIO O LOCAL DE MORADIA COMO MARCADOR DE DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80619
    Nadia Maciel Falcão, Marlece Melo Fonseca, Cláudio Gomes da Victória, Daniele Silva de Almeida
    1696-1710
  • As BARREIRAS À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES MÃES NO ENSINO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80342
    Ana Cássia Alves Cunha, Geórgia Maria Feitosa e Paiva
    1711-1725
  • VIVÊNCIAS DE JUVENTUDES LGBTQIAPN+ NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE MARCADORES SOCIAIS DE DIFERENÇA E VIOLÊNCIAS DE GÊNERO

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80696
    Edmarcius Carvalho Novaes, Adriana de Oliveira Leite Coelho, Tiago de Castro Silva, Yasmin Coelho Coutinho Duarte
    1726-1743
  • “SER PRETO, SER GAY, COMO ISSO PODE?” DEBATENDO MASCULINIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80595
    Michele Pereira de Souza da Fonseca, Leandro Teófilo de Brito, Samara Oliveira Silva, Fabille Mara Assumpção Moreira
    1744-1763

Artigos

  • “NEM TUDO SÃO FLORES”: OS DESAFIOS NO ACESSO E PERMANÊNCIA À EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR DE PESSOAS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS EM PERNAMBUCO

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79466
    Adriano de Freitas Alves, Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Jônatan David Santos Pereira
    1764-1780
  • FATO OU FAKE (?): PROBLEMATIZAÇÕES PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE INFODEMIA PROBLÉMATISATIONS POUR PENSER L'ÉDUCATION CONTEMPORAINE

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78746
    Alessandro Camara de Souza, Dagmar de Mello e Silva , Leiliane Domingues da Silva
    1781-1792
  • PEDAGOGIA SOCIALISTA E A DIDÁTICA NA OBRA DE NADEJDA KRUPSKAYA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO APONTADAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78713
    Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira
    1793-1810
  • O CONCEITO DE INSERÇÃO CRÍTICA DE PAULO FREIRE E A UNIVERSIDADE SERTANEJA DO CARIRI

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79059
    Alexandre Reinaldo Protásio, Wagner Pires da Silva, Erlene Pereira Barbosa
    1811-1826
  • INDICADORES DO PROCESSO DE POPULARIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79524
    Tenisziara Moura Ferreira, Renato de Oliveira, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
    1827-1844
  • A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT: UM DEBATE NA PERSPECTIVA MATERIALISTA DIALÉTICA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78706
    José Francisco Silva Sampaio, Mariana Batista do Nascimento Silva
    1845-1860
  • SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR JOVENS DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA À DITADURA MILITAR (1964-1985) E AOS DESAFIOS DA DEMOCRACIA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78557
    Dllane de Souza Dias Leal, Aldimar Jacinto Duarte
    1861-1876
  • REFLEXÕES PARA UMA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADE RIBEIRINHA AMAZÔNICA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79499
    Kenny de Souza Rocha, Lucélida de Fátima Maia da Costa
    1877-1892
  • RACIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO: INVISIBILIDADES E INSURGÊNCIAS EM UM CURSO DE PSICOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79107
    João Otávio Vieira Carvalho Almeida, Luziane de Assis Ruela Siqueira
    1893-1908

Resenhas