DESIGUALDADE SOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017) NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80716

Palavras-chave:

Estado; Educação do Campo; Escolas em Acampamentos e Assentamentos do MST; Lei n° 13.415/2017.

Resumo

Neste artigo objetivou-se analisar as implicações da Contrarreforma do Ensino Médio no estado do Paraná e as formas de resistência sob a ótica das escolas de acampamentos e assentamentos do MST. Na perspectiva do materialismo histórico-dialético, recorreu-se à revisão bibliográfica, à análise de documentos e entrevistas. Identificou-se que a política educacional em tela acirra a dualidade no sistema escolar, nega a Educação do Campo, além de intensificar a desigualdade social. Revelaram-se resistências e alternativas à política curricular, junto a luta pela revogação, no contexto investigado, as quais podem contribuir para a configuração de um Ensino Médio centrado no trabalho enquanto método geral, como expressão de um projeto de educação vinculado aos interesses da classe trabalhadora para a construção de uma nova hegemonia.

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Biografia do Autor

Sandra Gunkel Scheeren, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, sandrascheerenn@yahoo.com.br

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Rede Municipal de Educação de Londrina – PR. Áreas de interesse: Educação do Campo; Políticas Educacionais; Ensino Médio

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, mvfrancisco@uem.br

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus de Presidente Prudente – SP. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e como Pró-Reitor de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Áreas de Interesse: Políticas Educacionais; Currículo e Formação de Professores.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

SCHEEREN, S. G.; FRANCISCO, M. V. DESIGUALDADE SOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017) NO ESTADO DO PARANÁ. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1681–1695, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80716. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80716. Acesso em: 21 dez. 2024.