DESIGUALDADE SOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017) NO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80716Palavras-chave:
Estado; Educação do Campo; Escolas em Acampamentos e Assentamentos do MST; Lei n° 13.415/2017.Resumo
Neste artigo objetivou-se analisar as implicações da Contrarreforma do Ensino Médio no estado do Paraná e as formas de resistência sob a ótica das escolas de acampamentos e assentamentos do MST. Na perspectiva do materialismo histórico-dialético, recorreu-se à revisão bibliográfica, à análise de documentos e entrevistas. Identificou-se que a política educacional em tela acirra a dualidade no sistema escolar, nega a Educação do Campo, além de intensificar a desigualdade social. Revelaram-se resistências e alternativas à política curricular, junto a luta pela revogação, no contexto investigado, as quais podem contribuir para a configuração de um Ensino Médio centrado no trabalho enquanto método geral, como expressão de um projeto de educação vinculado aos interesses da classe trabalhadora para a construção de uma nova hegemonia.
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