A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA E AS POLÍTICAS DO ESTADO PARA A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO

Autores

  • Franciel Coelho Luz de Amorim Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina
  • Raimunda Áurea Dias de Sousa Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46073

Palavras-chave:

Questão agrária, Luta pela terra, Políticas educacionais, Educação do Campo.

Resumo

O artigo centra-se nas políticas de educação criada pelo Estado no Brasil, a partir dos interesses da expansão do sistema do capital, especialmente, para o espaço rural que, na contradição, contribui para criação de uma educação que caminha na contramão do sistema – a Educação do campo. Essa construída nas lutas dos movimentos sociais, no momento em que a questão agrária ganha grande evidência justamente pelo escasseamento de alternativas de reinculusão dos expulsos da terra. Nesse sentido, o objetivo consiste em analisar as políticas do Estado para a educação no/do campo no contexto da questão agrária brasileira. Assim, buscou-se desvelar as políticas educacionais implementadas pelo Estado, em acolhimento às demandas do capital e a caracterização nos significados do projeto alternativo de Educação do Campo, emergido nas bases dos movimentos de luta pela terra.

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Biografia do Autor

Franciel Coelho Luz de Amorim, Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) pela Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina e Graduado em História pela mesma instituição. Atualmente é Professor da Educação Básica do Estado da Bahia. É integrante dos Grupos de Pesquisa: Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e História e Memória (UPE). Tem experiência em História com ênfase em História Social (História Agrária), Educação e Ensino. Atua nos seguintes temas: questão agrária, luta pela terra, movimentos sociais, políticas educacionais, educação no/do campo, ensino de História e interdisciplinaridade.

Raimunda Áurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina

Licenciada em Geografia pela UPE/Campus Petrolina (1995). Mestrado em Geografia na área de concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe (2006). É doutora pela UFS na mesma área de concentração (2013) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Adjunta da UPE/Campus Petrolina,professora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI); É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco pela UPE (Líder). Estado, Capital, Trabalho e políticas de reordenamento territoriais, vinculado ao NPGEO/UFS. Coordena o CEA - Centro de Estudos Agrários e é editora Chefe do Boletim de Geografia do Vale do São Francisco. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Agrária e Ensino. Atuando nos seguintes temas; agro-hidronegocio, questão alimentar, Estado, trabalho, teoria agrária, território, modernização, movimentos sociais, desenvolvimento, irrigação, natureza, conflitos por água, ensino de Geografia e interdisciplinaridade.

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

AMORIM, F. C. L. de; SOUSA, R. Áurea D. de. A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA E AS POLÍTICAS DO ESTADO PARA A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 325–346, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i2.46073. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46073. Acesso em: 8 maio. 2024.