A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA E AS POLÍTICAS DO ESTADO PARA A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46073Mots-clés :
Questão agrária, Luta pela terra, Políticas educacionais, Educação do Campo.Résumé
O artigo centra-se nas políticas de educação criada pelo Estado no Brasil, a partir dos interesses da expansão do sistema do capital, especialmente, para o espaço rural que, na contradição, contribui para criação de uma educação que caminha na contramão do sistema – a Educação do campo. Essa construída nas lutas dos movimentos sociais, no momento em que a questão agrária ganha grande evidência justamente pelo escasseamento de alternativas de reinculusão dos expulsos da terra. Nesse sentido, o objetivo consiste em analisar as políticas do Estado para a educação no/do campo no contexto da questão agrária brasileira. Assim, buscou-se desvelar as políticas educacionais implementadas pelo Estado, em acolhimento às demandas do capital e a caracterização nos significados do projeto alternativo de Educação do Campo, emergido nas bases dos movimentos de luta pela terra.Téléchargements
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