A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA E AS POLÍTICAS DO ESTADO PARA A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO

Authors

  • Franciel Coelho Luz de Amorim Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina
  • Raimunda Áurea Dias de Sousa Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46073

Keywords:

Questão agrária, Luta pela terra, Políticas educacionais, Educação do Campo.

Abstract

O artigo centra-se nas políticas de educação criada pelo Estado no Brasil, a partir dos interesses da expansão do sistema do capital, especialmente, para o espaço rural que, na contradição, contribui para criação de uma educação que caminha na contramão do sistema – a Educação do campo. Essa construída nas lutas dos movimentos sociais, no momento em que a questão agrária ganha grande evidência justamente pelo escasseamento de alternativas de reinculusão dos expulsos da terra. Nesse sentido, o objetivo consiste em analisar as políticas do Estado para a educação no/do campo no contexto da questão agrária brasileira. Assim, buscou-se desvelar as políticas educacionais implementadas pelo Estado, em acolhimento às demandas do capital e a caracterização nos significados do projeto alternativo de Educação do Campo, emergido nas bases dos movimentos de luta pela terra.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Franciel Coelho Luz de Amorim, Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) pela Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina e Graduado em História pela mesma instituição. Atualmente é Professor da Educação Básica do Estado da Bahia. É integrante dos Grupos de Pesquisa: Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e História e Memória (UPE). Tem experiência em História com ênfase em História Social (História Agrária), Educação e Ensino. Atua nos seguintes temas: questão agrária, luta pela terra, movimentos sociais, políticas educacionais, educação no/do campo, ensino de História e interdisciplinaridade.

Raimunda Áurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina

Licenciada em Geografia pela UPE/Campus Petrolina (1995). Mestrado em Geografia na área de concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe (2006). É doutora pela UFS na mesma área de concentração (2013) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Adjunta da UPE/Campus Petrolina,professora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI); É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco pela UPE (Líder). Estado, Capital, Trabalho e políticas de reordenamento territoriais, vinculado ao NPGEO/UFS. Coordena o CEA - Centro de Estudos Agrários e é editora Chefe do Boletim de Geografia do Vale do São Francisco. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Agrária e Ensino. Atuando nos seguintes temas; agro-hidronegocio, questão alimentar, Estado, trabalho, teoria agrária, território, modernização, movimentos sociais, desenvolvimento, irrigação, natureza, conflitos por água, ensino de Geografia e interdisciplinaridade.

Published

2017-12-07

How to Cite

AMORIM, F. C. L. de; SOUSA, R. Áurea D. de. A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA E AS POLÍTICAS DO ESTADO PARA A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 325–346, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i2.46073. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46073. Acesso em: 24 nov. 2024.