REFLEXÕES PARA UMA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADE RIBEIRINHA AMAZÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79499Palavras-chave:
Conhecimento Tradicional, Ensino de Ciências, Complexidade, TransdisciplinaridadeResumo
Este artigo tem como objetivo refletir, a partir da Epistemologia da Complexidade, os conhecimentos tradicionais ribeirinhos para uma prática transdisciplinar no ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na perspectiva da fenomenologia, onde seus resultados foram construídos por meio de pesquisa teórico-bibliográfica e de observação sistemática. Os resultados obtidos ratificam a compreensão de que a Epistemologia da Complexidade é fundamento para práticas transdisciplinares que promovem o diálogo entre conhecimentos tradicionais e científicos, proporcionando mais sentido à aprendizagem. Isso não apenas capacita o estudante ribeirinho a pensar de forma crítica e colaborativa para a compreensão do mundo, mas também leva ao fortalecimento de sua identidade de pertencimento e de valorização da cultura ribeirinha amazônica.
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