REFLEXÕES PARA UMA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADE RIBEIRINHA AMAZÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79499

Palavras-chave:

Conhecimento Tradicional, Ensino de Ciências, Complexidade, Transdisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir, a partir da Epistemologia da Complexidade, os conhecimentos tradicionais ribeirinhos para uma prática transdisciplinar no ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na perspectiva da fenomenologia, onde seus resultados foram construídos por meio de pesquisa teórico-bibliográfica e de observação sistemática. Os resultados obtidos ratificam a compreensão de que a Epistemologia da Complexidade é fundamento para práticas transdisciplinares que promovem o diálogo entre conhecimentos tradicionais e científicos, proporcionando mais sentido à aprendizagem. Isso não apenas capacita o estudante ribeirinho a pensar de forma crítica e colaborativa para a compreensão do mundo, mas também leva ao fortalecimento de sua identidade de pertencimento e de valorização da cultura ribeirinha amazônica.

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Biografia do Autor

Kenny de Souza Rocha, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Brasil, kdsr.mca23@uea.edu.br

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professora da rede estadual – Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM), atuando nos anos finais do Ensino Fundamental no Colégio Nossa Senhora do Carmo em Parintins-AM. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia da UEA, linha 2 - Ensino de Ciências: Epistemologias, Divulgação Científica e Espaços Não formais. Neste, sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Brasil, lucelida@uea.edu.br

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas, Área de concentração: Educação Matemática, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), título revalidado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Cacoal. Especialização em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), atuando principalmente nos campos de conhecimento de Formação de Professores e Etnomatemática. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciência da UEA - Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em (Educação) Matemática e Tecnologias - COMPLEXUS.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

ROCHA, K. de S.; COSTA, L. de F. M. da. REFLEXÕES PARA UMA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADE RIBEIRINHA AMAZÔNICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1877–1892, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.79499. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79499. Acesso em: 21 dez. 2024.

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