REFORMA E NORMATIZAÇÕES EM CONTEXTO REACIONÁRIO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE ARTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78277

Palavras-chave:

Educação Democrática; Ensino de Arte; Institutos Federais; Contexto Reacionário.

Resumo

Este texto se insere no debate sobre ensino de arte e educação democrática em contexto reacionário; mais especificamente, versa sobre um conjunto de reformas e documentos normatizadores impostos à educação brasileira e suas implicações na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais e no ensino de arte nessas instituições. Analisa-se três documentos: a Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017; a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio de 2018; e a Resolução N° 1, de 5 de janeiro de 2021, do Conselho Nacional de Educação. A análise demonstrou que a Reforma e as normatizações apontam para retrocessos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais, pois ao promoverem o enfraquecimento do Ensino Médio Integrado e do direito dos jovens aos conhecimentos das várias ciências e das artes, acabam por reforçar alguns paradoxos já existentes em torno dessa modalidade de ensino e nessas instituições.

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Biografia do Autor

Charles Immianovsky, Instituto Federal Catarinense (IFC), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, charles.revisor@gmail.com

Doutor em Educação e Licenciado em Artes Plásticas pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (FURB – SC). Professor de Artes Visuais do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna. Pesquisador nos temas: arte-educação, educação democrática, ensino de arte, e educação profissional e tecnológica.

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

IMMIANOVSKY, C. REFORMA E NORMATIZAÇÕES EM CONTEXTO REACIONÁRIO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE ARTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 731–746, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78277. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78277. Acesso em: 19 nov. 2024.