Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Pareceristas
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 45 n. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização
v. 45 n. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização
Publicado:
2020-12-07
Expediente
EXPEDIENTE, FICHA CATALOGRÁFICA, APRESENTAÇÃO
I-VIII
PDF
Dossiê
MUDANÇAS DE PODER NA CASA DE FORÇAS: EUROPA, EDUCAÇÃO SUPERIOR E ONDAS SÍSMICAS DE DESLOCAMENTOS
Susan L. Robertson
547-568
PDF
TECNOCIÊNCIA, INDUSTRIALIZAÇÃO E PESQUISA NA FINANCEIRIZAÇÃO RADICAL DO CAPITALISMO E DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
João dos Reis Silva Júnior, Everton Henrique Eleutério Fargoni
569-581
PDF
WORLD-CLASS UNIVERSITIES COMO CONCEITO EM DISPUTA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
José Vieira de Sousa
582-598
PDF
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
João Ferreira de Oliveira, Mário Luiz Neves de Azevedo
599-620
PDF
“PUBLIQUE OU PEREÇA": EFEITOS DO PRODUTIVISMO ACADÊMICO NA PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (2000-2018)
Matheus Estevão Ferreira da Silva
621-636
PDF
UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURAL DO PERFIL PRODUTIVO ACADÊMICO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: APORTES PARA A COMPREENSÃO DO ADOECIMENTO PSÍQUICO
Ana Ignez Belém Lima, Edjôfre Coelho Oliveira, Artur Bruno Fonseca Oliveira
637-652
PDF
UNA DÉCADA EVALUANDO LA CALIDAD DEL POSGRADO EN MEXICO (2008-2018)
Josefina Patiño Salceda, Armando Alcántara
653-669
PDF
INTERNACIONALIZAÇÃO E TRANSNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS EMBATES
Ana Paula Hey, Afrânio Mendes Catani, Antonio Marcos Amorim
670-687
PDF
REDES DE PESQUISA COMO PROPOSTA INTEGRADORA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES
Marilia Costa Morosini, Egeslaine de Nez
688-703
PDF
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
José Alberto Antunes de Miranda, Paulo Fossatti
704-727
PDF
LA INSTITUCIÓN EN LA GLOBALIZACIÓN NEOLIBERAL: CONSIDERACIONES DESDE UNA PERSPECTIVA DE LA GESTI´´ON UNIVERSITARIA
Alejandro Elias Ochoa Arias, Jesús Lara-Coronado
728-745
PDF
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES, MUDANÇAS E PERSPECTIVAS
Lúcia Maria de Assis, Aline Fagner Carvalho Costa, Pedro Isaac Ximenes Lopes, Daniela Fernandes Gomes
746-762
PDF
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Raquel Hissae Nagase, Ana Paula de Souza Santos, Maria Luisa Furlan Costa
763-775
PDF
PERSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
Elisabete Ferreira Borges
776-794
PDF
Artigos
TEORIA DA CARGA COGNITIVA: APROXIMAÇÃO DE IDEIAS E CONCEITOS
Andressa Falcade, Ilse Abegg, Laís Falcade
795-810
PDF
ESTANDARIZACIÓN DEL DESEMPEÑO DE LAS UNIVERSIDADES LATINAS DE 2015 A 2019 SEGÚN CONSULTORES DE RANKING ESPECIALIZADOS
João Pedro Mardegan Ribeiro
811-826
PDF (Español (España))
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Soraia Correa Mercante, Lucirlândia Sheila De Morais Rufino, Juliana Vieira Nunes, Poliana Simões Lyra, Ingrid Raphaela Souza Silva, Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias
827-840
PDF
A IMPLANTAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/ACRE
Maria Irinilda da Silva Bezerra, Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
841-855
PDF
A PESQUISA COMO ARTICULADORA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO
Karla Mendonça Menezes, Carolina Braz Carlan Rodrigues, Vanessa Candito, Félix Alexandre Antunes Soares
856-873
PDF
A PERSPECTIVA LIBERTADORA DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO FREIRIANO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ATUALIDADE
Flavia Cavalcante Nicolis de Medeiros
874-889
PDF
POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE FEMININA A PARTIR DAS PÁGINAS DO JORNAL DIÁRIO DOS CAMPOS – 1910 A 1930
Karina Regalio Campagnoli
890-905
PDF
DISCIPLINAR E CONSTRANGER: O CORPO-CRIANÇA E SEU (NÃO)LUGAR NAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS
Aline Cristiane Ribeiro Ferreira dos Santos, Aliandra Cristina Mesomo Lira
906-922
PDF
IMPRENSA PEDAGÓGICA: O INFORMATIVO NOSSO RUMO NA OFICIALIZAÇÃO DE UMA NOVA REPRESENTAÇÃO DE MEMÓRIA EM MARINGÁ (1984 – 1987)
Daniella Domingues Alvarenga Marques, Elaine Rodrigues
923-939
PDF
ARTIGO RETRATADO - POR QUE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA ESCOLA?
Elmir Jorge Schneider
940-953
PDF
TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIA DE ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO POR MEIO DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Márcia Basília de Araújo, Santuza Amorim da Silva
954-968
PDF
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Cremilda Martins Fuerst, Rosana Mara Koerner
969-984
PDF
QUANDO O EDUCAR PELA PESQUISA SE TORNA UMA METODOLOGIA ATIVA
Paula Patrícia Barbosa Ventura
985-1001
PDF
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Valdenir de Souza Coutinho, Ilma Ferreira Machado
1002-1016
PDF
ARMADILHAS NO LABIRINTO: A CONFORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA À AGENDA EDUCACIONAL NEOLIBERAL E SEU IMPACTO NO TRABALHO DOCENTE
Rosivaldo Pereira de Almeida, Sandra Valéria Limonta Rosa
1017-1029
PDF
A EXPERIÊNCIA DE OCUPAR E AS PRÁTICAS FORMATIVAS: OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM MINAS GERAIS EM 2016
Luis Antonio Groppo, Mara Aline Oliveira, Douglas Franco Bortone, Juliana Pereira, Priscilla Nayara de Morais, Andreia da Silva
1030-1047
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)