Vol. 45 No. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização

					Afficher Vol. 45 No. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização
Publié-e: 2020-12-07

Dossiê

Artigos

  • TEORIA DA CARGA COGNITIVA: APROXIMAÇÃO DE IDEIAS E CONCEITOS

    Andressa Falcade, Ilse Abegg, Laís Falcade
    795-810
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64208
  • PADRONIZAÇÃO DO DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES LATINAS DE 2015 A 2019 DE ACORDO COM CONSULTORES DE RANKINGS ESPECIALIZADOS

    João Pedro Mardegan Ribeiro
    811-826
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.65152
  • EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

    Soraia Correa Mercante, Lucirlândia Sheila De Morais Rufino, Juliana Vieira Nunes, Poliana Simões Lyra, Ingrid Raphaela Souza Silva, Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias
    827-840
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64539
  • A IMPLANTAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/ACRE

    Maria Irinilda da Silva Bezerra, Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
    841-855
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64358
  • A PESQUISA COMO ARTICULADORA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO

    Karla Mendonça Menezes, Carolina Braz Carlan Rodrigues, Vanessa Candito, Félix Alexandre Antunes Soares
    856-873
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.63980
  • A PERSPECTIVA LIBERTADORA DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO FREIRIANO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ATUALIDADE

    Flavia Cavalcante Nicolis de Medeiros
    874-889
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64860
  • POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE FEMININA A PARTIR DAS PÁGINAS DO JORNAL DIÁRIO DOS CAMPOS – 1910 A 1930

    Karina Regalio Campagnoli
    890-905
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64346
  • DISCIPLINAR E CONSTRANGER: O CORPO-CRIANÇA E SEU (NÃO)LUGAR NAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS

    Aline Cristiane Ribeiro Ferreira dos Santos, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    906-922
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64193
  • IMPRENSA PEDAGÓGICA: O INFORMATIVO NOSSO RUMO NA OFICIALIZAÇÃO DE UMA NOVA REPRESENTAÇÃO DE MEMÓRIA EM MARINGÁ (1984 – 1987)

    Daniella Domingues Alvarenga Marques, Elaine Rodrigues
    923-939
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64518
  • ARTIGO RETRATADO - POR QUE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA ESCOLA?

    Elmir Jorge Schneider
    940-953
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64914
  • TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIA DE ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO POR MEIO DE AÇÕES AFIRMATIVAS

    Márcia Basília de Araújo, Santuza Amorim da Silva
    954-968
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64404
  • PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

    Cremilda Martins Fuerst, Rosana Mara Koerner
    969-984
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64424
  • QUANDO O EDUCAR PELA PESQUISA SE TORNA UMA METODOLOGIA ATIVA

    Paula Patrícia Barbosa Ventura
    985-1001
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64818
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO

    Valdenir de Souza Coutinho, Ilma Ferreira Machado
    1002-1016
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64627
  • ARMADILHAS NO LABIRINTO: A CONFORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA À AGENDA EDUCACIONAL NEOLIBERAL E SEU IMPACTO NO TRABALHO DOCENTE

    Rosivaldo Pereira de Almeida, Sandra Valéria Limonta Rosa
    1017-1029
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.61788
  • A EXPERIÊNCIA DE OCUPAR E AS PRÁTICAS FORMATIVAS: OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM MINAS GERAIS EM 2016

    Luis Antonio Groppo, Mara Aline Oliveira, Douglas Franco Bortone, Juliana Pereira, Priscilla Nayara de Morais, Andreia da Silva
    1030-1047
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.63727