MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.60789

Resumo

O artigo estabelece diálogo entre a internacionalização da educação superior e o papel da universidade a partir dos movimentos migratórios. Tem por objetivo fazer uma reflexão crítica sobre o papel da universidade brasileira e o fenômeno atual da imigração a partir das ações de internacionalização da educação superior no âmbito da responsabilidade social. O estudo pauta-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa a partir de leituras bibliográficas e análise de documentos utilizando-se de periódicos científicos, livros e documentos legais. Os resultados apresentam a reflexão do papel da universidade como instituição com poder transformador de pessoas pelo viés da cooperação internacional por meio de ações sociais integrativas. 

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Biografia do Autor

José Alberto Antunes de Miranda, Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, jose.miranda@unilasalle.edu.br

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), Especialização em Integração e Mercosul pela UFRGS (1999), Mestrado em Relações Internacionais pela Universidad e Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS (2012). Atualmente é Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Direito e Sociedade além de integrar o corpo docente do Curso de Relações Internacionais da Universidade La Salle. Também é professor visitante ilustre da Universidade Católica de Trujillo no Peru.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, paulo.fossatti@unilasalle.edu.br

Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2011). Possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS (1999) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa: Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias. É parecerista de Revistas Científicas tais como: Ciência & Saúde Coletiva; Educação, Ciência e Cultura; Diálogo Educacional; Quaestio; Museion e Cippus. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle - RS, e Reitor desta Universidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Gestão Educacional nos diferentes contextos. Possui vasta experiência na gestão de instituições da Rede La Salle no Brasil. Presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), no Brasil - Gestão 2014-2016 e Gestão 2018-2020. Em 2016 foi agraciado com a Medalha Pinto Bandeira pela Prefeitura Municipal de Canoas pelos serviços relevantes prestados à comunidade. Em 2017 recebeu o Prêmio Laney Langaro: destaque em Educação. Em 2018 lhe foi concedida a Medalha do Mérito Farroupilha, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e a Comenda Metropolitana, pelo Comando de Policiamento Metropolitano do Estado. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, educação superior, metodologias de ensino, educação na contemporaneidade, práticas educativas e educação de qualidade.

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

MIRANDA, J. A. A. de; FOSSATTI, P. MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 704–727, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i3.60789. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/60789. Acesso em: 17 maio. 2022.