MIGRATORY MOVEMENTS AND INTERNATIONALIZATION OF HIGHER EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.60789

Abstract

The article establishes a dialogue between the internationalization of higher education and the role of the university based on migratory movements. It aims to make a critical reflection on the role of the Brazilian university and the current phenomenon of immigration from the internationalization actions of higher education within the scope of social responsibility. The study is based on a qualitative and quantitative approach based on bibliographic readings and document analysis using scientific journals, books and legal documents. The results show the reflection of the role of the university as an institution with transformative power of people through the bias of international cooperation through integrative social actions. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Alberto Antunes de Miranda, Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, jose.miranda@unilasalle.edu.br

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), Especialização em Integração e Mercosul pela UFRGS (1999), Mestrado em Relações Internacionais pela Universidad e Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS (2012). Atualmente é Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Direito e Sociedade além de integrar o corpo docente do Curso de Relações Internacionais da Universidade La Salle. Também é professor visitante ilustre da Universidade Católica de Trujillo no Peru.

Paulo Fossatti, La Salle University Brazil

Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2011). Possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS (1999) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa: Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias. É parecerista de Revistas Científicas tais como: Ciência & Saúde Coletiva; Educação, Ciência e Cultura; Diálogo Educacional; Quaestio; Museion e Cippus. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle - RS, e Reitor desta Universidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Gestão Educacional nos diferentes contextos. Possui vasta experiência na gestão de instituições da Rede La Salle no Brasil. Presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), no Brasil - Gestão 2014-2016 e Gestão 2018-2020. Em 2016 foi agraciado com a Medalha Pinto Bandeira pela Prefeitura Municipal de Canoas pelos serviços relevantes prestados à comunidade. Em 2017 recebeu o Prêmio Laney Langaro: destaque em Educação. Em 2018 lhe foi concedida a Medalha do Mérito Farroupilha, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e a Comenda Metropolitana, pelo Comando de Policiamento Metropolitano do Estado. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, educação superior, metodologias de ensino, educação na contemporaneidade, práticas educativas e educação de qualidade.

Published

2020-12-13

How to Cite

MIRANDA, J. A. A. de; FOSSATTI, P. MIGRATORY MOVEMENTS AND INTERNATIONALIZATION OF HIGHER EDUCATION. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 704–727, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i3.60789. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/60789. Acesso em: 21 nov. 2024.