MOVIMIENTOS MIGRATORIOS E INTERNACIONALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.60789

Resumen

El artículo establece un diálogo entre la internacionalización de la educación superior y el papel de la universidad en función de los movimientos migratorios. Su objetivo es hacer una reflexión crítica sobre el papel de la universidad brasileña y el fenómeno actual de la inmigración desde las acciones de internacionalización de la educación superior en el ámbito de la responsabilidad social. El estudio se basa en un enfoque cualitativo y cuantitativo basado en lecturas bibliográficas y análisis de documentos utilizando revistas científicas, libros y documentos legales. Los resultados muestran el reflejo del papel de la universidad como institución con poder transformador de las personas a través del sesgo de la cooperación internacional a través de acciones sociales integradoras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Alberto Antunes de Miranda, Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, jose.miranda@unilasalle.edu.br

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), Especialização em Integração e Mercosul pela UFRGS (1999), Mestrado em Relações Internacionais pela Universidad e Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS (2012). Atualmente é Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Direito e Sociedade além de integrar o corpo docente do Curso de Relações Internacionais da Universidade La Salle. Também é professor visitante ilustre da Universidade Católica de Trujillo no Peru.

Paulo Fossatti, Universidad La Salle Brasil

Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2011). Possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS (1999) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa: Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias. É parecerista de Revistas Científicas tais como: Ciência & Saúde Coletiva; Educação, Ciência e Cultura; Diálogo Educacional; Quaestio; Museion e Cippus. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle - RS, e Reitor desta Universidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Gestão Educacional nos diferentes contextos. Possui vasta experiência na gestão de instituições da Rede La Salle no Brasil. Presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), no Brasil - Gestão 2014-2016 e Gestão 2018-2020. Em 2016 foi agraciado com a Medalha Pinto Bandeira pela Prefeitura Municipal de Canoas pelos serviços relevantes prestados à comunidade. Em 2017 recebeu o Prêmio Laney Langaro: destaque em Educação. Em 2018 lhe foi concedida a Medalha do Mérito Farroupilha, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e a Comenda Metropolitana, pelo Comando de Policiamento Metropolitano do Estado. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, educação superior, metodologias de ensino, educação na contemporaneidade, práticas educativas e educação de qualidade.

Publicado

2020-12-13

Cómo citar

MIRANDA, J. A. A. de; FOSSATTI, P. MOVIMIENTOS MIGRATORIOS E INTERNACIONALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 704–727, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i3.60789. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/60789. Acesso em: 21 nov. 2024.