ARTIGO RETRATADO - POR QUE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA ESCOLA?

Autores

  • Elmir Jorge Schneider Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil, elmir.jorge@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-8641-894X

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64914

Resumo

Este texto propõe a construção do conhecimento sobre o trânsito a partir do espaço escolar como um meio para formar uma sociedade mais consciente. O objetivo é refletir sobre a educação para o trânsito como contribuição para a formação cidadã. A sustentação teórico-metodológica do presente estudo está pautada em estudos bibliográficos e documentais, considerando a legislação vigente, bem como em pesquisadores que podem auxiliar nas reflexões. Quanto aos resultados, apresentam-se as possibilidades de desenvolver este tema na escola, trabalhando as regras, os valores e o respeito ao próximo, sem propor uma disciplina específica sobre educação para o trânsito, mas a inclusão desse conhecimento a partir da ideia de que todos fazem parte desse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elmir Jorge Schneider, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil, elmir.jorge@hotmail.com

Bacharel em Direito, Mestre em Direitos Humanos e Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Policial Rodoviário Federal e pesquisa temas como: educação; cidadania; trânsito; meio ambiente e mobilidade urbana.

Downloads

Publicado

2021-01-12

Como Citar

SCHNEIDER, E. J. ARTIGO RETRATADO - POR QUE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA ESCOLA?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 940–953, 2021. DOI: 10.5216/ia.v45i3.64914. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64914. Acesso em: 18 nov. 2024.