ARTIGO RETRATADO - POR QUE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA ESCOLA?

Autores

  • Elmir Jorge Schneider Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil, elmir.jorge@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-8641-894X

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64914

Resumo

Este texto propõe a construção do conhecimento sobre o trânsito a partir do espaço escolar como um meio para formar uma sociedade mais consciente. O objetivo é refletir sobre a educação para o trânsito como contribuição para a formação cidadã. A sustentação teórico-metodológica do presente estudo está pautada em estudos bibliográficos e documentais, considerando a legislação vigente, bem como em pesquisadores que podem auxiliar nas reflexões. Quanto aos resultados, apresentam-se as possibilidades de desenvolver este tema na escola, trabalhando as regras, os valores e o respeito ao próximo, sem propor uma disciplina específica sobre educação para o trânsito, mas a inclusão desse conhecimento a partir da ideia de que todos fazem parte desse contexto.

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Biografia do Autor

Elmir Jorge Schneider, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil, elmir.jorge@hotmail.com

Bacharel em Direito, Mestre em Direitos Humanos e Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Policial Rodoviário Federal e pesquisa temas como: educação; cidadania; trânsito; meio ambiente e mobilidade urbana.

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Publicado

2021-01-12

Como Citar

SCHNEIDER, E. J. ARTIGO RETRATADO - POR QUE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA ESCOLA?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 940–953, 2021. DOI: 10.5216/ia.v45i3.64914. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64914. Acesso em: 21 dez. 2024.