UNA DÉCADA EVALUANDO LA CALIDAD DEL POSGRADO EN MEXICO (2008-2018)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.67009Resumo
In this article we analyze whether graduate programs in Mexico have been developed in accordance with the objectives set in the national policy programs during the 2008-2018 period. Using the evaluative research method, we contrast some objectives of the national policy programs with the increase and distribution of graduate programs, enrollment and programs accredited for their quality, distinguishing public and private sectors. The results show that the objectives of the policies sought to solve: the lack of human resources for research, and the low numbers of quality graduate programs. However, statistical data analysis shows that these objectives had no effect on the development of new and better graduate programs, resulting in an accelerated increase of programs in the private sector without quality accreditation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.