Vol. 45 Núm. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização

					Ver Vol. 45 Núm. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização
Publicado: 2020-12-07

Dossiê

  • MUDANÇAS DE PODER NA CASA DE FORÇAS: EUROPA, EDUCAÇÃO SUPERIOR E ONDAS SÍSMICAS DE DESLOCAMENTOS

    Susan L. Robertson
    547-568
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.66953
  • TECNOCIÊNCIA, INDUSTRIALIZAÇÃO E PESQUISA NA FINANCEIRIZAÇÃO RADICAL DO CAPITALISMO E DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    João dos Reis Silva Júnior, Everton Henrique Eleutério Fargoni
    569-581
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62143
  • UNIVERSIDADES DE CLASE MUNDIAL COMO CONCEPTO DE DISPUTAS EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR

    José Vieira de Sousa
    582-598
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62191
  • PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

    João Ferreira de Oliveira, Mário Luiz Neves de Azevedo
    599-620
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64525
  • “Publicar o perecer”:

    Matheus Estevão Ferreira da Silva
    621-636
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.61514
  • UN ANÁLISIS HISTÓRICO-CULTURAL DEL PERFIL PRODUCTIVO ACADÉMICO EN UN PROGRAMA DE POSTGRADO EN EDUCACIÓN

    Ana Ignez Belém Lima, Edjôfre Coelho Oliveira, Artur Bruno Fonseca Oliveira
    637-652
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.61479
  • UNA DÉCADA EVALUANDO LA CALIDAD DEL POSGRADO EN MEXICO (2008-2018)

    Josefina Patiño Salceda, Armando Alcántara
    653-669
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.67009
  • INTERNACIONALIZAÇÃO E TRANSNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS EMBATES

    Ana Paula Hey, Afrânio Mendes Catani, Antonio Marcos Amorim
    670-687
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62129
  • REDES DE PESQUISA COMO PROPOSTA INTEGRADORA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES

    Marilia Costa Morosini, Egeslaine de Nez
    688-703
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62131
  • MOVIMIENTOS MIGRATORIOS E INTERNACIONALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR

    José Alberto Antunes de Miranda, Paulo Fossatti
    704-727
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.60789
  • LA INSTITUCIÓN EN LA GLOBALIZACIÓN NEOLIBERAL: CONSIDERACIONES DESDE UNA PERSPECTIVA DE LA GESTI´´ON UNIVERSITARIA

    Alejandro Elias Ochoa Arias, Jesús Lara-Coronado
    728-745
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62165
  • AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES, MUDANÇAS E PERSPECTIVAS

    Lúcia Maria de Assis, Aline Fagner Carvalho Costa, Pedro Isaac Ximenes Lopes, Daniela Fernandes Gomes
    746-762
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62178
  • DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

    Raquel Hissae Nagase, Ana Paula de Souza Santos, Maria Luisa Furlan Costa
    763-775
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62107
  • PERSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO

    Elisabete Ferreira Borges
    776-794
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62030

Artigos

  • TEORÍA DE LA CARGA COGNITIVA: APROXIMACIÓN DE IDEAS Y CONCEPTOS

    Andressa Falcade, Ilse Abegg, Laís Falcade
    795-810
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64208
  • PADRONIZAÇÃO DO DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES LATINAS DE 2015 A 2019 DE ACORDO COM CONSULTORES DE RANKINGS ESPECIALIZADOS

    João Pedro Mardegan Ribeiro
    811-826
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.65152
  • EDUCACIÓN ALIMENTAR Y NUTRICIONAL EN SECUNDARIA TÉCNICA: UN ABORDAGE INTERDISCIPLINAR

    Soraia Correa Mercante, Lucirlândia Sheila De Morais Rufino, Juliana Vieira Nunes, Poliana Simões Lyra, Ingrid Raphaela Souza Silva, Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias
    827-840
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64539
  • LA IMPLANTACIÓN DEL GRUPO ESCOLAR EN EL MUNICIPIO DE CRUZEIRO DO SUL/ACRE: CONTRIBUICIONES

    Maria Irinilda da Silva Bezerra, Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
    841-855
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64358
  • LA LA INVESTIGACIÓN COMO ARTICULADOR DE PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUCIONES A UN PROCESO FORMATIVO

    Karla Mendonça Menezes, Carolina Braz Carlan Rodrigues, Vanessa Candito, Félix Alexandre Antunes Soares
    856-873
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.63980
  • LA PERSPECTIVA LIBERADORA DE LA EDUCACIÓN: UN ANÁLISIS DEL PENSAMIENTO DE FREIRE Y SUS CONTRIBUCIONES EN LA CONTEMPORANEIDAD

    Flavia Cavalcante Nicolis de Medeiros
    874-889
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64860
  • POSIBILIDADES DE FORMACIÓN DE UNA IDENTIDAD FEMENINA EN LAS PÁGINAS DEL PERIODICO DIÁRIO DOS CAMPOS – 1910 HASTA 1930

    Karina Regalio Campagnoli
    890-905
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64346
  • DISCIPLINAR Y AVERGONZAR: EL CUERPO INFANTIL Y SU (NO)HOGAR EN INSTITUCIONES EDUCATIVAS

    Aline Cristiane Ribeiro Ferreira dos Santos, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    906-922
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64193
  • PRENSA PEDAGÓGICA: EL BOLETÍN NOSSO RUMO (NUESTRO CURSO) EN LA OFICIALIZACIÓN DE UNA NUEVA REPRESENTACIÓN DE MEMORIA EN MARINGÁ (1984 - 1987)

    Daniella Domingues Alvarenga Marques, Elaine Rodrigues
    923-939
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64518
  • ¿POR QUÉ LA EDUCACIÓN PARA EL TRÁFICO EN LA ESCUELA?

    Elmir Jorge Schneider
    940-953
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64914
  • ACCESO A LA POST-GRADUACIÓN: ALGUNAS TRAJETORIAS Y EXPERIENCIAS DE ACCESO POR MEDIO DE ACCIONES AFIRMATIVAS

    Márcia Basília de Araújo, Santuza Amorim da Silva
    954-968
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64404
  • PERCEPCIONES DE PROFESORES SOBRE EL ENSEÑO DE LA LENGUA INGLESA EN UNA PEQUEÑA CIUDAD DEL ESTADO DE SANTA CATARINA

    Cremilda Martins Fuerst, Rosana Mara Koerner
    969-984
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64424
  • CUANDO EDUCAR A TRAVÉS DE LA INVESTIGACIÓN SE CONVIERTE EN UNA METODOLOGÍA ACTIVA

    Paula Patrícia Barbosa Ventura
    985-1001
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64818
  • PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN LA CIENCIA EN UNA ESCUELA DEL CAMPO

    Valdenir de Souza Coutinho, Ilma Ferreira Machado
    1002-1016
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64627
  • TRAMPAS EN EL LABERINTO: CONFORMACIÓN POLÍTICO-PEDAGÓGICA A LA AGENDA EDUCATIVA NEOLIBERAL Y SU IMPACTO EN EL TRABAJO DOCENTE

    Rosivaldo Pereira de Almeida, Sandra Valéria Limonta Rosa
    1017-1029
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.61788
  • A EXPERIÊNCIA DE OCUPAR E AS PRÁTICAS FORMATIVAS: OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM MINAS GERAIS EM 2016

    Luis Antonio Groppo, Mara Aline Oliveira, Douglas Franco Bortone, Juliana Pereira, Priscilla Nayara de Morais, Andreia da Silva
    1030-1047
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.63727