A EXPERIÊNCIA DE OCUPAR E AS PRÁTICAS FORMATIVAS: OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM MINAS GERAIS EM 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.63727

Resumo

O artigo tem como objetivos conhecer a dinâmica das ocupações estudantis em Minas Gerais (MG) em 2016 e analisar as práticas formativas vividas pelas e pelos ocupas, com base em revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Com base no legado da reflexão sobre o caráter educacional dos movimentos sociais, em cotejo com a noção de subjetivação política de Ranciére, concluímos que o movimento em MG, em sua dinâmica política, marcou as e os ocupas de forma contraditória, mas se destacando práticas formativas que renovam a tradição educacional dos movimentos sociais progressistas.

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Biografia do Autor

Luis Antonio Groppo, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, luis.groppo@gmail.com

Pesquisador do CNPq, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Desde 2013, é professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas/MG (Unifal). Foi docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), entre 1998 e 2013. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Juventude, assim como na área de História dos movimentos estudantis. Atua principalmente nos seguintes temas: juventude, movimento estudantil, sociologia da educação, educação não formal, educação sociocomunitária, práticas socioeducativas etc.

Mara Aline Oliveira, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, maraadvsindute@gmail.com

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Especialista em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Atualmente é advogada responsável pelo departamento jurídico da região Sul de Minas Gerais do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Douglas Franco Bortone, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, douglas.bortone@gmail.com

Graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Juliana Pereira, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, juh.alfenas@gmail.com

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Priscilla Nayara de Morais, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, pri.nayaramorais@hotmail.com

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Andreia da Silva, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, andreiasilva3782@gmail.com

Graduanda em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

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Publicado

2021-02-18

Como Citar

GROPPO, L. A.; OLIVEIRA, M. A.; FRANCO BORTONE, D.; PEREIRA, J.; MORAIS, P. N. de .; SILVA, A. da. A EXPERIÊNCIA DE OCUPAR E AS PRÁTICAS FORMATIVAS: OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM MINAS GERAIS EM 2016. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 1030–1047, 2021. DOI: 10.5216/ia.v45i3.63727. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63727. Acesso em: 23 nov. 2024.