A EXPERIÊNCIA DE OCUPAR E AS PRÁTICAS FORMATIVAS: OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM MINAS GERAIS EM 2016

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.63727

Resumen

El artículo tiene como objetivo comprender la dinámica de las ocupaciones de los estudiantes en Minas Gerais (MG) en 2016 y analizar las prácticas formativas experimentadas por los ocupantes, en base a una revisión bibliográfica y entrevistas semiestructuradas. Con base en el legado de la reflexión sobre el carácter educativo de los movimientos sociales, en comparación con la noción de subjetivación política de Ranciére, concluimos que el movimiento en MG, en su dinámica política, marcó los ocupantes de manera contradictoria, pero destacando las prácticas formativas. que renuevan la tradición educativa de los movimientos sociales progresistas.

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Biografía del autor/a

Luis Antonio Groppo, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, luis.groppo@gmail.com

Pesquisador do CNPq, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Desde 2013, é professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas/MG (Unifal). Foi docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), entre 1998 e 2013. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Juventude, assim como na área de História dos movimentos estudantis. Atua principalmente nos seguintes temas: juventude, movimento estudantil, sociologia da educação, educação não formal, educação sociocomunitária, práticas socioeducativas etc.

Mara Aline Oliveira, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, maraadvsindute@gmail.com

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Especialista em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Atualmente é advogada responsável pelo departamento jurídico da região Sul de Minas Gerais do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Douglas Franco Bortone, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, douglas.bortone@gmail.com

Graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Juliana Pereira, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, juh.alfenas@gmail.com

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Priscilla Nayara de Morais, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, pri.nayaramorais@hotmail.com

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Andreia da Silva, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, andreiasilva3782@gmail.com

Graduanda em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Publicado

2021-02-18

Cómo citar

GROPPO, L. A.; OLIVEIRA, M. A.; FRANCO BORTONE, D.; PEREIRA, J.; MORAIS, P. N. de .; SILVA, A. da. A EXPERIÊNCIA DE OCUPAR E AS PRÁTICAS FORMATIVAS: OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM MINAS GERAIS EM 2016. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 1030–1047, 2021. DOI: 10.5216/ia.v45i3.63727. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63727. Acesso em: 16 ago. 2024.