DIMENSÕES EDUCATIVAS NÃO FORMAIS E INFORMAIS DAS PRÁTICAS CULTURAIS JUVENIS NA CIDADE

Autores

  • Luis Antonio Groppo Universidade Federal de Alfenas, MG
  • Enzo Michel Felipe Correia dos Santos Goussain Universidade Federal de Alfenas, MG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40704

Palavras-chave:

educação não formal, cultura juvenil, projetos socioeducativos, Hip hop

Resumo

O artigo sistematiza dados colhidos em pesquisa de campo – com observações e entrevistas - a respeito de práticas culturais de jovens das camadas populares em dois projetos socioeducativos e três grupos informais, em um município do Sul de Minas Gerais. Trata da dimensão educativa destas práticas, em especial dos seus objetivos e metodologias, com base nas noções de educação não formal e educação informal. Constata-se a riqueza das práticas culturais juvenis, a diversidade de referências e a força das culturas negras, com o Hip hop e as artes afro-brasileiras. Também, a combinação entre estratégias mais ou menos formais de educação e a criação de circuitos entre projetos socioeducativos e coletivos juvenis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Antonio Groppo, Universidade Federal de Alfenas, MG

Pesquisador do CNPq, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Desde 2013, é professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas/MG (Unifal). Foi docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), entre 1998 e 2013. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Juventude, assim como na área de História dos movimentos estudantis. Atua principalmente nos seguintes temas: juventude, movimento estudantil, sociologia da educação, educação não formal, educação sociocomunitária, práticas socioeducativas etc.

Enzo Michel Felipe Correia dos Santos Goussain, Universidade Federal de Alfenas, MG

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais)

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

GROPPO, L. A.; FELIPE CORREIA DOS SANTOS GOUSSAIN, E. M. DIMENSÕES EDUCATIVAS NÃO FORMAIS E INFORMAIS DAS PRÁTICAS CULTURAIS JUVENIS NA CIDADE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 265–286, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.40704. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40704. Acesso em: 3 maio. 2024.