v. 48 n. 2 (2023): A herança da obra A miséria do mundo de Pierre Bourdieu 30 anos após sua publicação

					Visualizar v. 48 n. 2 (2023): A herança da obra A miséria do mundo de Pierre Bourdieu 30 anos após sua publicação

Em novembro de 1989, Michel Rocard, então primeiro ministro de François Miterrand (1981-1995), afirmava que a França não poderia mais “acolher toda a miséria do mundo”1. Fortes tensões políticas atravessavam os debates políticos sobre a recepção de imigrantes no país.  Alguns anos após esta fala, em 1993, Bourdieu, um sociólogo ainda pouco conhecido do grande público, afirmava que “a França havia se tornado uma constelação de microcosmos fechados, dentro dos quais todos ruminavam sobre sua miséria”. É neste contexto que em março de 1993, “(...) algumas semanas antes das eleições legislativas na França, é publicada a Obra La Misère du monde, empreendimento coletivo concebido por Bourdieu explicitamente como uma intervenção no campo político” (CHAMPAGNE, 2017, p. 271). Este livro de quase mil páginas, prossegue o autor, e contendo mais de 60 entrevistas realizadas em ambientes onde impera o sofrimento, propõe dar voz àqueles que não são ouvidos no espaço público, àqueles que são retratados através do filtro difuso da mídia ou dos levantamentos estatísticos. As entrevistas comentadas descortinam os sofrimentos socialmente engendrados pelo neoliberalismo, muitas vezes, inaudíveis e invisíveis para os dirigentes políticos.

Publicado: 2023-08-29

Dossiê

  • SOCIOLOGIA E DEMOCRACIA

    Graziela Serroni Perosa, Ione Ribeiro Valle; Maria Amália de Almeida Cunha
    275-281
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.77074
  • LA MISERE DU MONDE: TEMOIGNAGE D’UN ENQUETEUR ETUDIANT

    Charles Soulié; Maria Amália de Almeida Cunha
    282-306
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.77132
  • MISÉRIA DE CONDIÇÃO E MISÉRIA DE POSIÇÃO

    Graziela Serroni Perosa, Adriana Santiago Rosa Dantas
    307-325
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.76585
  • A MISÉRIA DO MUNDO E A REFLEXÃO SOBRE A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL: A LUTA PELO DIREITO AO LUGAR

    Maria Amália de Almeida Cunha, Heli Sabino de Oliveira, Mercia Patrício Grigório Valério
    326-342
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.76015
  • “EFEITOS DE LUGAR” SOBRE O PROJETO DE FUTURO DE JOVENS DA ROCINHA

    Rosangela Carrilo Moreno, Mariana Gomes Araújo
    343-357
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.76405
  • EFEITOS DE LUGAR NAS DESIGUALDADES DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    Alexandre Ramos de Azevedo, Hustana Maria Vargas
    358-377
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75439
  • OS EXCLUÍDOS DO INTERIOR: O QUE JOVENS DE UMA TURMA DE REGIME DE PROGRESSÃO PARCIAL FAZEM PENSAR SOBRE A ESCOLA DE PERIFERIA

    Cláudia Regina Mota dos Santos, Marcia Machado de Lima
    378-397
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75441
  • A MISÉRIA DO MUNDO: SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA (BRASIL)

    Solange Aparecida de Oliveira Hoeller
    398-412
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75952
  • A "MISÉRIA DE POSIÇÃO" DE PROFESSORAS DIANTE DA "MISÉRIA DE CONDIÇÃO" DE ESTUDANTES: TRAJETÓRIAS DE TRABALHO EM UM CAMPO PROFISSIONAL PRECARIZADO

    Russel Teresinha Dutra da Rosa, Célia Elizabete Caregnato, Renato Shimedz Terra
    413-429
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75992
  • HABITUS DESGARRADOS EN ESCUELAS SECUNDARIAS DE ELITE

    Manuel Alejandro Giovine
    430-445
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.76285

Artigos

  • INCONVENIENTES, INTRUSAS E INADEQUADAS: AS DISPUTAS PELA MORADIA ESTUDANTIL MISTA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (1980-1983)

    Fabiana Pinheiro da Costa
    446-459
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.73721
  • QUALITY, e-CITIZENSHIP AND DISTANCE EDUCATION: A POSSIBLE RELATIONSHIP

    Daniela da Costa Britto Pereira Lima
    460-471
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.77113
  • INSURGÊNCIAS DO MOVIMENTO LGBT+: RELAÇÃO DO ESTADO COM OS SUJEITOS DE DIREITOS

    Joacir Marques da Costa, Carlos Edimilson Avila de Lima, Rafael Lesses da Silva
    472-487
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.74665
  • A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E LORIS MALAGUZZI

    Marta Regina Paulo da Silva, Tatiana Baptista Donato, Fernanda Dantas Lacerda, Andréia Priscila Pinto
    488-503
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75007
  • EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ASSIMILAÇÃO CULTURAL NA SOCIEDADE GUIANENSE

    Piedade Lino Videira, José José Gerardo Vasconcelos, Elivaldo Serrão Custódio, Enilton Ferreira Vieira
    504-521
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75010
  • INDUÇÃO DA JORNADA ESCOLAR DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: DESCENTRALIZAÇÃO OU DESCONCENTRAÇÃO?

    Raphael Mota Guilarducci, Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho
    522-543
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75588
  • A DESVALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO ENSINO PELA CLASSE DOMINANTE EM SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS

    Cleiry de Oliveira Carvalho
    544-561
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.74952
  • CONJECTURAS TECNOLÓGICAS E FORMATIVAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

    Elena Maria Mallmann
    562-582
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.74994

Resenhas