A DESVALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO ENSINO PELA CLASSE DOMINANTE EM SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS

Autores

  • Cleiry de Oliveira Carvalho Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, cleirycarvalho@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0001-6989-4266

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.74952

Palavras-chave:

Docência; Escola; Graciliano Ramos; São Bernardo.

Resumo

Partindo da premissa de que emerge na obra de Graciliano Ramos um modelo de coerência que explica, também, fenômenos sócio históricos reais (extraliterários), procuro, neste artigo, examinar a função da escola na estrutura do romance São Bernardo. Na análise, destaco episódios da narrativa ancorados no tratamento que Paulo Honório dispensa aos professores Padilha e Madalena e estabeleço relações entre esses episódios e a dinâmica geral do romance, em que a escola é instrumento político chave numa estrutura de dominação social em declínio (Coronelismo).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiry de Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, cleirycarvalho@yahoo.com.br

Doutora em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UNB/CAPES. Graduação (2001) e mestrado (2007) em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

Referências

ARNT, G. A. G. Sistema Jagunço: a dialética entre homens provisórios e sujeitos da terra definitivos no romance regional brasileiro. 2013. 231 f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira). Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/15973>. Acesso em: 18 jan. 2018.

CANDIDO, A. Ficção e confissão. Ensaios sobre Graciliano Ramos. 3. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.

CARVALHO, C. de O. Romance de mocinha & Romance de mocinho: a literatura narrativa de massa por um convívio dos contrários. 2007. 288 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2007. Disponível em: <http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4296>. Acesso em: 17 jan. 2018.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.

MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.188-204, ago. 2006 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2018.

MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/ano/mes/ensino.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2018.

RAMOS, G. São Bernardo. 25 ed. Rio; São Paulo: Record; Martins, 1976.

QUEIROZ, M. I. P. de. O mandonismo local na vida política brasileira e outros ensaios. São Paulo: Ed. Alfa-Ômega, 1976.

TEIXEIRA, A. A Escola Secundária em Transformação. In: TEIXEIRA, A. A Educação e a Crise Brasileira: São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1956. p. 78-99.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

CARVALHO, C. de O. A DESVALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO ENSINO PELA CLASSE DOMINANTE EM SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 544–561, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.74952. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74952. Acesso em: 5 jul. 2024.