A DESVALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO ENSINO PELA CLASSE DOMINANTE EM SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.74952

Palavras-chave:

Docência; Escola; Graciliano Ramos; São Bernardo.

Resumo

Partindo da premissa de que emerge na obra de Graciliano Ramos um modelo de coerência que explica, também, fenômenos sócio históricos reais (extraliterários), procuro, neste artigo, examinar a função da escola na estrutura do romance São Bernardo. Na análise, destaco episódios da narrativa ancorados no tratamento que Paulo Honório dispensa aos professores Padilha e Madalena e estabeleço relações entre esses episódios e a dinâmica geral do romance, em que a escola é instrumento político chave numa estrutura de dominação social em declínio (Coronelismo).

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Biografia do Autor

Cleiry de Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, cleirycarvalho@yahoo.com.br

Doutora em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UNB/CAPES. Graduação (2001) e mestrado (2007) em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

CARVALHO, C. de O. A DESVALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO ENSINO PELA CLASSE DOMINANTE EM SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 544–561, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.74952. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74952. Acesso em: 14 nov. 2024.