A DESVALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO ENSINO PELA CLASSE DOMINANTE EM SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.74952Palavras-chave:
Docência; Escola; Graciliano Ramos; São Bernardo.Resumo
Partindo da premissa de que emerge na obra de Graciliano Ramos um modelo de coerência que explica, também, fenômenos sócio históricos reais (extraliterários), procuro, neste artigo, examinar a função da escola na estrutura do romance São Bernardo. Na análise, destaco episódios da narrativa ancorados no tratamento que Paulo Honório dispensa aos professores Padilha e Madalena e estabeleço relações entre esses episódios e a dinâmica geral do romance, em que a escola é instrumento político chave numa estrutura de dominação social em declínio (Coronelismo).
Downloads
Referências
ARNT, G. A. G. Sistema Jagunço: a dialética entre homens provisórios e sujeitos da terra definitivos no romance regional brasileiro. 2013. 231 f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira). Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/15973>. Acesso em: 18 jan. 2018.
CANDIDO, A. Ficção e confissão. Ensaios sobre Graciliano Ramos. 3. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.
CARVALHO, C. de O. Romance de mocinha & Romance de mocinho: a literatura narrativa de massa por um convívio dos contrários. 2007. 288 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2007. Disponível em: <http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4296>. Acesso em: 17 jan. 2018.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.
MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.188-204, ago. 2006 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2018.
MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/ano/mes/ensino.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2018.
RAMOS, G. São Bernardo. 25 ed. Rio; São Paulo: Record; Martins, 1976.
QUEIROZ, M. I. P. de. O mandonismo local na vida política brasileira e outros ensaios. São Paulo: Ed. Alfa-Ômega, 1976.
TEIXEIRA, A. A Escola Secundária em Transformação. In: TEIXEIRA, A. A Educação e a Crise Brasileira: São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1956. p. 78-99.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.