LA DEVALUACIÓN DE LA ESCUELA Y LA ENSEÑANZA POR PARTE DE LA CLASE DOMINANTE EN SÃO BERNARDO, POR GRACILIANO RAMOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.74952Palabras clave:
Docência; Escola; Graciliano Ramos; São Bernardo.Resumen
Partiendo de la premisa de que emerge en la obra de Graciliano Ramos un modelo de coherencia que también explica fenómenos sociohistóricos (extraliterarios) reales, busco, en este artículo, examinar la función de la escuela en la estructura de la novela São Bernardo. En el análisis, destaco episodios de la narrativa anclados en el tratamiento que Paulo Honório da a las maestras Padilha y Madalena, y establezco relaciones entre esos episodios y la dinámica general de la novela, en la que la escuela es un instrumento político clave en una estructura de dominación social en decadencia (coronelismo).
PALABRAS CLAVE: Enseñanza; Escuela; Graciliano Ramos; San Bernardo.
Descargas
Citas
ARNT, G. A. G. Sistema Jagunço: a dialética entre homens provisórios e sujeitos da terra definitivos no romance regional brasileiro. 2013. 231 f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira). Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/15973>. Acesso em: 18 jan. 2018.
CANDIDO, A. Ficção e confissão. Ensaios sobre Graciliano Ramos. 3. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.
CARVALHO, C. de O. Romance de mocinha & Romance de mocinho: a literatura narrativa de massa por um convívio dos contrários. 2007. 288 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2007. Disponível em: <http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4296>. Acesso em: 17 jan. 2018.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.
MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.188-204, ago. 2006 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2018.
MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/ano/mes/ensino.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2018.
RAMOS, G. São Bernardo. 25 ed. Rio; São Paulo: Record; Martins, 1976.
QUEIROZ, M. I. P. de. O mandonismo local na vida política brasileira e outros ensaios. São Paulo: Ed. Alfa-Ômega, 1976.
TEIXEIRA, A. A Escola Secundária em Transformação. In: TEIXEIRA, A. A Educação e a Crise Brasileira: São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1956. p. 78-99.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.