A DESVALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO ENSINO PELA CLASSE DOMINANTE EM SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS

Auteurs-es

  • Cleiry de Oliveira Carvalho Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, cleirycarvalho@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0001-6989-4266

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.74952

Mots-clés :

Docência; Escola; Graciliano Ramos; São Bernardo.

Résumé

Partindo da premissa de que emerge na obra de Graciliano Ramos um modelo de coerência que explica, também, fenômenos sócio históricos reais (extraliterários), procuro, neste artigo, examinar a função da escola na estrutura do romance São Bernardo. Na análise, destaco episódios da narrativa ancorados no tratamento que Paulo Honório dispensa aos professores Padilha e Madalena e estabeleço relações entre esses episódios e a dinâmica geral do romance, em que a escola é instrumento político chave numa estrutura de dominação social em declínio (Coronelismo).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cleiry de Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, cleirycarvalho@yahoo.com.br

Doutora em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UNB/CAPES. Graduação (2001) e mestrado (2007) em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

Références

ARNT, G. A. G. Sistema Jagunço: a dialética entre homens provisórios e sujeitos da terra definitivos no romance regional brasileiro. 2013. 231 f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira). Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/15973>. Acesso em: 18 jan. 2018.

CANDIDO, A. Ficção e confissão. Ensaios sobre Graciliano Ramos. 3. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.

CARVALHO, C. de O. Romance de mocinha & Romance de mocinho: a literatura narrativa de massa por um convívio dos contrários. 2007. 288 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2007. Disponível em: <http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4296>. Acesso em: 17 jan. 2018.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.

MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.188-204, ago. 2006 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2018.

MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/ano/mes/ensino.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2018.

RAMOS, G. São Bernardo. 25 ed. Rio; São Paulo: Record; Martins, 1976.

QUEIROZ, M. I. P. de. O mandonismo local na vida política brasileira e outros ensaios. São Paulo: Ed. Alfa-Ômega, 1976.

TEIXEIRA, A. A Escola Secundária em Transformação. In: TEIXEIRA, A. A Educação e a Crise Brasileira: São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1956. p. 78-99.

Téléchargements

Publié-e

2023-09-04

Comment citer

CARVALHO, C. de O. A DESVALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO ENSINO PELA CLASSE DOMINANTE EM SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 544–561, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.74952. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74952. Acesso em: 5 juill. 2024.