Notas sobre as entrevistas com professores de uma escola privada e outra pública do município de Campo Grande – MS

Autores

  • Branca Maria de Meneses Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, brancameneses@yahoo.com.br
  • Dulce Regina dos Santos Pedrossian Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, drsp@terra.com.br
  • Fernanda Rita Levandoski Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, fer_doski@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.52503

Resumo

Neste artigo, apresentamos dados das entrevistas realizadas com seis professores (três de uma escola privada e três de uma pública) do município de Campo Grande - MS, que ministram as disciplinas Língua Portuguesa, Educação Física e Artes, conforme roteiro constante no projeto Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (CROCHÍK, 2014), com acréscimo de duas questões. Expomos a compreensão dos professores em relação ao bullying e à educação inclusiva; identificação e motivos do bullying na escola; características dos agressores e dos agredidos; alunos considerados em situação de inclusão serem alvo de bullying tanto quanto os outros; o que é necessário para combater esse tipo de violência na escola e o papel das autoridades. Concluímos, que cabe propiciarmos uma educação que se direcione para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, que respeitem as diferenças e reflitam sobre os valores democráticos cotidianamente suscitados com vistas ao bem comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Branca Maria de Meneses, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, brancameneses@yahoo.com.br

Dulce Regina dos Santos Pedrossian, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, drsp@terra.com.br

Fernanda Rita Levandoski, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, fer_doski@hotmail.com

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

MARIA DE MENESES, B. .; REGINA DOS SANTOS PEDROSSIAN, D. .; RITA LEVANDOSKI, F. . Notas sobre as entrevistas com professores de uma escola privada e outra pública do município de Campo Grande – MS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 412–432, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i2.52503. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52503. Acesso em: 30 dez. 2024.