Notas sobre as entrevistas com professores de uma escola privada e outra pública do município de Campo Grande – MS

Autores/as

  • Branca Maria de Meneses Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, brancameneses@yahoo.com.br
  • Dulce Regina dos Santos Pedrossian Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, drsp@terra.com.br
  • Fernanda Rita Levandoski Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, fer_doski@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.52503

Resumen

Neste artigo, apresentamos dados das entrevistas realizadas com seis professores (três de uma escola privada e três de uma pública) do município de Campo Grande - MS, que ministram as disciplinas Língua Portuguesa, Educação Física e Artes, conforme roteiro constante no projeto Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (CROCHÍK, 2014), com acréscimo de duas questões. Expomos a compreensão dos professores em relação ao bullying e à educação inclusiva; identificação e motivos do bullying na escola; características dos agressores e dos agredidos; alunos considerados em situação de inclusão serem alvo de bullying tanto quanto os outros; o que é necessário para combater esse tipo de violência na escola e o papel das autoridades. Concluímos, que cabe propiciarmos uma educação que se direcione para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, que respeitem as diferenças e reflitam sobre os valores democráticos cotidianamente suscitados com vistas ao bem comum.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Branca Maria de Meneses, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, brancameneses@yahoo.com.br

Dulce Regina dos Santos Pedrossian, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, drsp@terra.com.br

Fernanda Rita Levandoski, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, fer_doski@hotmail.com

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

MARIA DE MENESES, B. .; REGINA DOS SANTOS PEDROSSIAN, D. .; RITA LEVANDOSKI, F. . Notas sobre as entrevistas com professores de uma escola privada e outra pública do município de Campo Grande – MS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 412–432, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i2.52503. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52503. Acesso em: 16 ago. 2024.