Farol do saber: limites e possibilidades de uma biblioteca escolar na formação de leitores literários
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.49941Resumo
Neste estudo de caso de natureza etnográfica, desenvolvido em 2015, investiga-se as ações desenvolvidas num Farol do Saber, da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba. As especificidades de uma biblioteca escolar, segundo diversos autores, incluem: função educativa e integração à escola; espaço de convivência, de debate, de reflexão e de incentivo à leitura; acervo de qualidade, direcionado para jovens leitores e com acesso integral e livre aos alunos e professores; ambiente de liberdade e ludicidade; mediadores de leitura com ações planejadas para a interação entre as pessoas e as obras e fomento de leitores autônomos, capazes de buscar o que desejam no acervo e de refletir sobre a leitura realizada. Conclui-se que o Farol do Saber pesquisado cumpre a função de biblioteca escolar de forma limitada e precisa ser repensado para de fato formar leitores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.