Farol do saber: limites e possibilidades de uma biblioteca escolar na formação de leitores literários

Autores

  • Elisa Maria Dalla-Bona Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Curitiba, Paraná, Brasil, elisabona2@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-4589-9040
  • Charlene da Silva Andrade de Lima Prefeitura Municipal de Curitiba, Curitiba, Paraná, Brasil, cd.andrdade@bol.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.49941

Resumo

Neste estudo de caso de natureza etnográfica, desenvolvido em 2015, investiga-se as ações desenvolvidas num Farol do Saber, da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba. As especificidades de uma biblioteca escolar, segundo diversos autores, incluem: função educativa e integração à escola; espaço de convivência, de debate, de reflexão e de incentivo à leitura; acervo de qualidade, direcionado para jovens leitores e com acesso integral e livre aos alunos e professores; ambiente de liberdade e ludicidade; mediadores de leitura com ações planejadas para a interação entre as pessoas e as obras e fomento de leitores autônomos, capazes de buscar o que desejam no acervo e de refletir sobre a leitura realizada. Conclui-se que o Farol do Saber pesquisado cumpre a função de biblioteca escolar de forma limitada e precisa ser repensado para de fato formar leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Maria Dalla-Bona, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Curitiba, Paraná, Brasil, elisabona2@gmail.com

Charlene da Silva Andrade de Lima, Prefeitura Municipal de Curitiba, Curitiba, Paraná, Brasil, cd.andrdade@bol.com.br

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

MARIA DALLA-BONA, E. .; DA SILVA ANDRADE DE LIMA, C. . Farol do saber: limites e possibilidades de uma biblioteca escolar na formação de leitores literários. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 51–69, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.49941. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/49941. Acesso em: 27 dez. 2024.