“NÃO ME DISSERAM NADA, MAS EU PERCEBIA QUE ESPERAVAM QUE NÃO DESSE CERTO”: QUANDO UM HOMEM GAY SE APRESENTA EM UMA ESCOLA PARA SER PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48701Palavras-chave:
Docência. Escola. Anos Iniciais. Homossexualidade.Resumo
Este texto traz as percepções de um professor atuante nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública no interior do RS. Objetiva tratar sobre as relações que se estabeleceram desde o ingresso do professor na escola, considerando sua posição de um homem gay, e como esse fato repercutiu entre seus/suas colegas, passando pela direção. As informações são oriundas de tese defendida em 2016. A metodologia constituiu-se de entrevistas semiestruturadas, observações e questionário. Para as análises de dados utilizou-se a análise de conteúdo, com suporte em Bardin. O referencial teórico-analítico baseou-se nos Estudos de Gênero, numa perspectiva pós-estruturalista. Constatou-se que o professor foge das representações dominantes da docência masculina ao demonstrar partilhar das ideias de cuidado, atenção e afeto, geralmente associadas com a docência feminina e enfrenta posicionamentos indesejados das/os colegas com relação à sua presença na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.