A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 ANOS SOBRE APRENDER E BRINCAR NA ESCOLA

Autores

  • Mariana Aranha de Souza Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), Varginha, Minas Gerais, Brasil / Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, São Paulo, Brasil , profa.maaranha@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2229-0630
  • Deide Santos Silva Prefeitura Municipal de São José dos Campos (PMSJC), São José dos Campos, São Paulo, Brasil, deide7br@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-8948-8732
  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), Varginha, Minas Gerais, Brasil / Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, São Paulo, Brasil , suzana.ribeiro@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-0310-0694

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67992

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir qual a compreensão que crianças de cinco anos possuem sobre aprender e brincar na escola. Participaram deste estudo, de natureza qualitativa, seis crianças que estavam cursando o último ano da Educação Infantil em uma escola pública municipal, no ano de 2019. Elas foram entrevistadas por uma ex-professora no próprio ambiente da escola, de forma a priorizar o olhar e a escuta ativa dessas crianças. As narrativas foram transcritas e analisadas por meio da técnica da Análise de Conteúdo, a partir de um tratamento inicial realizado pelo software IRaMuTeQ. Os resultados demonstraram que as crianças possuem uma imagem positiva da escola e que entendem que é neste espaço que elas brincam para aprender. Também apontaram que na percepção dos infantes é importante que os diferentes espaços da escola permitam brincar, aprender e se sentir seguro. Por fim, as crianças afirmaram que as regras e combinados construídos coletivamente são importantes para o desenvolvimento da autonomia.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Escola. Brincar. Narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Aranha de Souza, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), Varginha, Minas Gerais, Brasil / Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, São Paulo, Brasil , profa.maaranha@gmail.com

Doutora em Educação: Currículo (2011) e Mestre em Educação: Currículo (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG) e Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.

Deide Santos Silva, Prefeitura Municipal de São José dos Campos (PMSJC), São José dos Campos, São Paulo, Brasil, deide7br@gmail.com

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (2019). Graduada em Normal Superior pela Universidade de Taubaté (2007). Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos.

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), Varginha, Minas Gerais, Brasil / Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, São Paulo, Brasil , suzana.ribeiro@gmail.com

Doutorado em História Social pela USP - Universidade de São Paulo. Graduação em História pela Universidade de São Paulo. Professora Visitante no Programa de Pós Graduação em Educação da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora Permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento  Regional do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG) e Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

SOUZA, M. A. de; SILVA, D. S.; RIBEIRO, S. L. S. . A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 ANOS SOBRE APRENDER E BRINCAR NA ESCOLA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 91–109, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.67992. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67992. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos