A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 ANOS SOBRE APRENDER E BRINCAR NA ESCOLA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67992Résumé
Este texto tem como objetivo discutir qual a compreensão que crianças de cinco anos possuem sobre aprender e brincar na escola. Participaram deste estudo, de natureza qualitativa, seis crianças que estavam cursando o último ano da Educação Infantil em uma escola pública municipal, no ano de 2019. Elas foram entrevistadas por uma ex-professora no próprio ambiente da escola, de forma a priorizar o olhar e a escuta ativa dessas crianças. As narrativas foram transcritas e analisadas por meio da técnica da Análise de Conteúdo, a partir de um tratamento inicial realizado pelo software IRaMuTeQ. Os resultados demonstraram que as crianças possuem uma imagem positiva da escola e que entendem que é neste espaço que elas brincam para aprender. Também apontaram que na percepção dos infantes é importante que os diferentes espaços da escola permitam brincar, aprender e se sentir seguro. Por fim, as crianças afirmaram que as regras e combinados construídos coletivamente são importantes para o desenvolvimento da autonomia.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Escola. Brincar. Narrativas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.