v. 47 n. 1 (2022)

					Visualizar v. 47 n. 1 (2022)

INTER-AÇÃO é uma publicação quadrimestral gratuita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, abrangendo as seguintes linhas de pesquisa: Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Cultura e processos educacionais; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Fundamentos do processo educativo.

Esta primeira publicação do ano destina-se a trabalhos com temáticas que abrangem as linhas de pesquisa das mais diversas temáticas.

Publicado: 2022-04-30

Expediente

Artigos

  • ENTRE RETAS E CURVAS DO LEGADO FREIRIANO: UM ESTUDO A PARTIR DA RESISTENTE OBRA CENTENÁRIA DE PAULO FREIRE

    Valdirene Eliane Bailon de Souza, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.68364
  • MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL PÓS DÉCADA DE 1970: AÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

    Josiney da Silva Trindade, Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo
    13-29
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67820
  • A INCLUSÃO ESCOLAR EM UM CONTEXTO LOCAL: EVIDÊNCIAS DOCUMENTAIS DA REDE PÚBLICA EM HUMAITÁ-AM

    Dnávia Miranda Neves Lobato, Vera Lúcia Reis da Silva
    30-42
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.66976
  • DIMENSÕES EDUCACIONAIS DA EQUIDADE RACIAL: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Bianca de Oliveira, Jamile de Oliveira
    43-58
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67773
  • CONTEXTO E DESDOBRAMENTOS DA IMPLANTAÇÃO DO MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO (MOBRAL) NO CEARÁ: PERCEPÇÕES DE SUJEITOS ENVOLVIDOS

    Ana Cristina de Moraes, Raquel Rogério Santos, Pedro Jônatas da Silva Chaves
    59-72
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67460
  • HACKEAR E AQUILOMBAR: AS JUVENTUDES NEGRAS CARIOCAS NO ENFRENTAMENTO AO RACISMO DE ESTADO

    Tamiris Pereira Rizzo, Valentina Carranza Weihmüller, Patricia Cardoso de Jesus, Franciele Pereira Campos
    73-90
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.68467
  • A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 ANOS SOBRE APRENDER E BRINCAR NA ESCOLA

    Mariana Aranha de Souza, Deide Santos Silva, Suzana Lopes Salgado Ribeiro
    91-109
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67992
  • A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS - GO: O PERFIL DOS ALUNOS (1931)

    Tarsio Paula dos Santos, Sandra Elaine Aires de Abreu
    110-125
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.64478
  • PEDAGOGIAS LIBERTÁRIAS LATINO-AMERICANAS: DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO À PEDAGOGIA DECOLONIAL

    Flávia Ribeiro Amaro
    126-138
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.70996
  • “RECICLANDO SONHOS”: UMA TURMA DE EJA PARA OS CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLADOS

    Cecília de Sousa Reibnitz
    139-154
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71387
  • AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENTRE A EDUCAÇÃO, ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

    Patrícia Guimarães Pereira, Helionora da Silva Alves, Alanna do Socorro Lima da Silva
    155-170
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71438
  • ESCOLA MODELO, PARA QUEM? INVESTIMENTO DISCRICIONÁRIO E IGUALDADE JURÍDICA EM QUESTÃO

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Sidinei Cruz Sobrinho
    171-183
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71426
  • A RETOMADA EPISTEMOLÓGICA KAIOWÁ E GUARANI: CIÊNCIAS INDÍGENAS, AUTONOMIAS E LUTAS TERRITORIAIS COMO EIXOS POLÍTICOS

    Gislaine Monfort, Laura Jane Gisloti
    184-202
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71401
  • CINCO LIÇÕES PAULO FREIRIANAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO E A SITUAÇÃO JUVENIL NA PANDEMIA

    Tarcísio Augusto Alves Silva, Luana Rayza da Silva
    203-217
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71420
  • NEOLIBERALISMO: ESCOLA COMO REPRODUTORA DAS DESIGUALDADES

    Isabella Kethuly Spindola Firmino
    218-233
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.70661
  • TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DE UMA JOVEM MIGRANTE: DESLOCAMENTOS ENTRE CAMPO, CIDADE E CIBERESPAÇO

    Fernanda Pimentel Faria de Miranda, Júlia Campos Clímaco
    234-249
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71178
  • ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA PROMOVER A INTERAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR (TOD) NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

    Silvia Mossi Utzig, Carine Jardim de Castro, Mara Aparecida de Miranda Batista Dias, Rodrigo de Souza Balk
    250-263
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71370
  • O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NUM CONTEXTO PANDÊMICO DO LESTE FLUMINENSE

    Alan Navarro Fernandes, Adam Alfred de Oliveira, Lucas Salgueiro Lopes, Arthur Vianna Ferreira
    264-279
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71180
  • O QUE PODE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS ENSINAR PARA AS ESCOLAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS?

    Leiliane Domingues da Silva, Dagmar de Mello e Silva
    280-292
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71190
  • MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO

    Fabricio Spricigo, Lourival José Martins Filho
    293-308
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71318
  • FATORES DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: O CASO DO SINAQES

    Lainesse Benjamim Samussone , Suely de Fátima Ramos Silveira , Nayara Gonçalves Lauriano
    309-323
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71439
  • O DISCURSO DO CURRÍCULO E A PROPOSTA METODOLÓGICA DA PRETAGOGIA

    Tulane Silva de Souza Pedrosa, Marcos Aurélio Dornelas da Silva, Emeline Apolonia de Melo Ferreira, Jevison Cesário Santa Cruz
    324-340
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67934
  • O TEMPO CURRICULAR COMO UM MANDATO PARA O PLANEJAMENTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA

    Catalina Rivera-Gutiérrez, Luis Henríquez-Alvear, Ximena Gutiérrez-Saldivia
    341-355
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.72686

Resenhas