ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA PROMOVER A INTERAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR (TOD) NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71370Resumo
Este estudo procurou identificar as estratégias e práticas de promoção e interação de crianças com Transtorno Opositor Desafiador (TOD) no âmbito escolar. Trata-se de uma revisão integrativa de acordo com as orientações propostas por Whittemore e Knafl (2005) e desenvolvido com as fases descritas por Toronto e Remington (2020), com buscas realizadas nas bases de dados: PUBMED, WEB OF SCIENCE, SCOPUS, ERIC e Biblioteca Virtual de Saúde-BVS; recorte temporal 2016-2021 e nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram encontrados 1.445 estudos na busca inicial e um estudo incluído na busca manual. Ao final, 4 estudos atenderam aos critérios de inclusão e integraram a análise qualitativa da pesquisa. Os achados destacam a importância de incorporar estratégias inovadoras nas intervenções escolares para apoiar as necessidades da saúde mental e acadêmicas das crianças diagnosticadas com TOD, bem como a carência de pesquisas voltadas ao tema.
PALAVRAS-CHAVE: Transtorno Opositor Desafiador. Educação. Metodologia. Interação.
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