O QUE PODE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS ENSINAR PARA AS ESCOLAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71190Resumo
Esse artigo é uma reflexão teórica, fruto de estudos anteriores, relacionados a escolarização de crianças indígenas. Não é nossa intenção apresentar resultados de pesquisa empírica, mas, sim, há a tentativa de travar diálogos que ampliem e problematizem concepções sobre os tempos/espaços das infâncias em suas multiplicidades e singularidades culturais, tomando como orientação as múltiplas maneiras como as crianças indígenas friccionam com a vida, experienciando seus mundos. Nesse intento, nos debruçamos em referenciais teóricos da Sociologia e Filosofia das infâncias, optando por autores que inauguraram esse tipo de abordagem, por entendermos que suas contribuições são originais e atemporais, contribuindo para pluralizar conceitos como: criança, infância e cultura infantil. Dessa forma, esse estudo se endereça à tentativa de colaborar para a construção de uma “Pedagogia Indígena” que reoriente a educação escolar voltada para as infâncias.
PALAVRAS-CHAVE: Crianças. Infâncias. Indígenas. Educação.
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