¿QUÉ PUEDE ENSEÑAR LA EDUCACIÓN DE NIÑOS INDÍGENAS EN LAS ESCUELAS DE PRIMERA INFANCIA?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71190Resumen
Este artículo es una reflexión teórica, fruto de estudios previos, relacionada con la escolarización de los niños indígenas. No es nuestra intención presentar resultados de investigaciones empíricas, sino un intento de entablar diálogos que amplíen y problematicen concepciones sobre tiempos/espacios de infancia en sus multiplicidades y singularidades culturales, tomando como guía las múltiples formas en que los niños indígenas se codean con la vida, experimentando sus mundos. En este intento, nos enfocamos en referentes teóricos de la Sociología y Filosofía de la infancia, optando por autores que inauguraron este tipo de enfoques, pues entendemos que sus aportes son originales y atemporales, contribuyendo a pluralizar conceptos como: niño, niñez y cultura infantil. . Así, es en un intento de colaborar para la construcción de una "Pedagogía Indígena", que reoriente la educación escolar dirigida a los niños, que se aborda este estudio.
PALAVRAS CLAVE: Niños. Infancia. Indígenas. Educación.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.