O QUE PODE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS ENSINAR PARA AS ESCOLAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS?

Autores

  • Leiliane Domingues da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil / Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, leilianedomingues@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3764-8818
  • Dagmar de Mello e Silva Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, dmesilva@id.uff.br https://orcid.org/0000-0002-5863-3607

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71190

Resumo

Esse artigo é uma reflexão teórica, fruto de estudos anteriores, relacionados a escolarização de crianças indígenas. Não é nossa intenção apresentar resultados de pesquisa empírica, mas, sim, há a tentativa de travar diálogos que ampliem e problematizem concepções sobre os tempos/espaços das infâncias em suas multiplicidades e singularidades culturais, tomando como orientação as múltiplas maneiras como as crianças indígenas friccionam com a vida, experienciando seus mundos. Nesse intento, nos debruçamos em referenciais teóricos da Sociologia e Filosofia das infâncias, optando por autores que inauguraram esse tipo de abordagem, por entendermos que suas contribuições são originais e atemporais, contribuindo para pluralizar conceitos como: criança, infância e cultura infantil. Dessa forma, esse estudo se endereça à tentativa de colaborar para a construção de uma “Pedagogia Indígena” que reoriente a educação escolar voltada para as infâncias.

PALAVRAS-CHAVE: Crianças. Infâncias. Indígenas. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leiliane Domingues da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil / Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, leilianedomingues@gmail.com

Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Prof.ª Tutora do Curso de Pedagogia da Fundação CECIERJ/UERJ e do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial da UFSCar.

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, dmesilva@id.uff.br

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Educação/SFP, professora permanente dos programas de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-graduação de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGC).CTIn).

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

SILVA, L. D. da .; SILVA, D. de M. e . O QUE PODE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS ENSINAR PARA AS ESCOLAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 280–292, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.71190. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71190. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos