FATO OU FAKE (?): PROBLEMATIZAÇÕES PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE INFODEMIA
PROBLÉMATISATIONS POUR PENSER L'ÉDUCATION CONTEMPORAINE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78746Palavras-chave:
Informação, Desinformação, Fake News, ConhecimentoResumo
Esta é uma escrita/convite, especialmente para aqueles/as que estão envolvidos com a Educação. Nela apresentamos algumas análises teóricas a respeito de práticas evidenciadas na Cultura Digital, decorrentes de estudos cartográficos de Pesquisas de pós-doutorado e doutorado em andamento, que buscaram e ainda buscam refletir sobre os modos como temos apreendido as coisas do mundo contemporâneo. Procuramos trazer à cena alguns conceitos de teóricos da Cultura Digital, da Pedagogia de Multiletramentos e da Cultura Visual que estão citados ao longo do texto, com o objetivo de dar a ver ao leitor questões que possam contribuir para uma docência que restitua às nossas crianças e jovens o “Direito a Olhar”. Para tanto, utilizamos, também, como fonte, artigos científicos e autores clássicos para que, ao serem colocados em diálogo, propiciem uma experiência de leitura que promova contravisualidades às visualidades hegemônicas do nosso tempo.
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