FATO OU FAKE (?): PROBLEMATIZAÇÕES PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE INFODEMIA

PROBLÉMATISATIONS POUR PENSER L'ÉDUCATION CONTEMPORAINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78746

Palavras-chave:

Informação, Desinformação, Fake News, Conhecimento

Resumo

Esta é uma escrita/convite, especialmente para aqueles/as que estão envolvidos com a Educação. Nela apresentamos algumas análises teóricas a respeito de práticas evidenciadas na Cultura Digital, decorrentes de estudos cartográficos de Pesquisas de pós-doutorado e doutorado em andamento, que buscaram e ainda buscam refletir sobre os modos como temos apreendido as coisas do mundo contemporâneo. Procuramos trazer à cena alguns conceitos de teóricos da Cultura Digital, da Pedagogia de Multiletramentos e da Cultura Visual que estão citados ao longo do texto, com o objetivo de dar a ver ao leitor questões que possam contribuir para uma docência que restitua às nossas crianças e jovens o “Direito a Olhar”. Para tanto, utilizamos, também, como fonte, artigos científicos e autores clássicos para que, ao serem colocados em diálogo, propiciem uma experiência de leitura que promova contravisualidades às visualidades hegemônicas do nosso tempo.

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Biografia do Autor

Alessandro Camara de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, camarasouza@gmail.com

Doutorando em Ciências, Tecnologias e Inclusão, Mestre em Ciência Política e Graduado em Ciências Sociais – todos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da rede pública municipal de Niterói, Consultor em Audiodescrição e Bolsista da Fundação CECIERJ.

Dagmar de Mello e Silva , Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, dag.mello.silva@gmail.com

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Educação/SFP, professora permanente dos programas de Pós-graduação Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) e de Pós-graduação Doutorado em Educação (PPGE).

Leiliane Domingues da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, leilianedomingues@gmail.com

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora substituta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

SOUZA, A. C. de; SILVA , D. de M. e; SILVA, L. D. da. FATO OU FAKE (?): PROBLEMATIZAÇÕES PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE INFODEMIA: PROBLÉMATISATIONS POUR PENSER L’ÉDUCATION CONTEMPORAINE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1781–1792, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.78746. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78746. Acesso em: 21 dez. 2024.