v. 49 n. 2 (2024): O CAMPO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

					Visualizar v. 49 n. 2 (2024): O CAMPO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

As primeiras palavras em qualquer texto sempre causam dúvida para quem as escrevem. Não é diferente para uma apresentação de dossiê. Mesmo que, como é pacífico na academia e em qualquer outro campo social, agradecer seja o primeiro ato a fazer após uma dádiva, uma troca, uma dedicada atenção ou a qualquer outro ato de cuidado especial ou de desinteressado objetivo (um ato não interesseiro em sentido gramsciano). Porém, a primeira dúvida permanece: como agradecer a tantos apoios, préstimos e doações? Especialmente após termos recebido abnegada confiança de tantas pessoas e instituições envolvidas neste projeto editorial.

Assim, com o risco de não sermos gratos o suficiente e por deixarmos de anotar nossa gratidão a quem devemos, primeiramente agradecemos ao Eixo 6 da Rede Universitas/BR por nos ter nomeados como representantes do grupo de pesquisadores para a organização deste dossiê. Segundo, agradecemos à Equipe Editorial da Revista Inter-Ação, pelo aceite de nossa proposta de dossiê, e ao Editor Administrativo da Revista Inter-Ação, Rodrigo Gouvêa Rodrigues, pela generosa atenção e por todo trabalho técnico para a consecução de nossas tarefas. Agradecemos, de maneira especial, aos autores e autoras que nos proporcionaram suas criações científicas para serem publicadas neste dossiê e aos pareceristas que assimilaram a carga de trabalho na elaboração de ricos e cuidadosos relatórios de apreciação e avaliação.  Por fim, agradecemos às Instituições de Educação Superior e agências públicas de fomento que propiciaram todo tipo de suporte para os autores e as autoras em suas investigações, e à própria Revista Inter-Ação, que é e está sendo, no caso deste dossiê, um primordial veículo de comunicação de resultados de pesquisa.

Este dossiê de artigos, que ora se apresenta, teve como objetivo explorar as complexas relações entre a produção do conhecimento, o campo da educação superior e os modos de regulação de políticas educacionais. Neste contexto, havíamos convidado publicamente, conforme o portal da Revista Inter-Ação, pesquisadores a contribuir com artigos que abordassem essas questões que são fundamentais à educação superior, à pesquisa acadêmica, às políticas educacionais e aos seus impactos na produção e disseminação do conhecimento.

Como é sabido, o campo da educação superior enfrenta desafios significativos no mundo contemporâneo. Assim, compreender as dinâmicas que envolvem a produção do conhecimento e a regulação de políticas educacionais é essencial para a formulação de estratégias e projetos de País. Este dossiê, conforme cada leitor poderá conferir, buscou aprofundar a discussão sobre temas cruciais da educação superior e da produção científica.

A educação superior é vital para o desenvolvimento econômico, social e cultural, mas está sujeita a pressões crescentes relacionadas à globalização, às demandas do capitalismo, ao avanço tecnológico e às crises e mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais. Nesse contexto, as políticas educacionais representam regulações e determinações no espaço de disposições do campo da educação superior, inclusive as instituições de educação superior (IES) públicas e privadas.

Além disso, a produção de conhecimento nas universidades desempenha papel fundamental na construção do saber e no avanço científico na sociedade. Portanto, entender como as políticas públicas afetam a pesquisa acadêmica e a educação superior é essencial para garantir que as IES possam cumprir suas missões consagradas pela Constituição da República Federativa do Brasil.

De acordo com a temática do dossiê, “O campo da educação superior, a produção do conhecimento e os desafios contemporâneos”, os artigos trouxeram contribuições sobre variados tópicos, entre os quais, destacamos: “Una Aproximación al Panorama Internacional de La Educación Superior Pública en Chiapas/México”, de Egeslaine de Nez e Diana Jiménez; “Universidades de Classe Mundial nos EUA e no Brasil: Resistências Sindicais ao Modelo”, de Moisés Mazza, Aryanne Oliveira e Savana Melo; “Rankings Acadêmicos Internacionais como Reguladores da Educação Superior: Uma Análise Acerca dos Seus Usos em Deliberações Sobre Políticas Institucionais”, de André Martins e Gladys Barreyro; “Internacionalização na Esteira da Avaliação Regulatória da Pós-Graduação no Brasil”, de Edineide Jezine e Wlly Barbosa; “Internacionalização da Pós-Graduação e a Política Educacional para Refugiados: Análise do Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica – PESA”, de Rômulo de Azevedo e João de Oliveira; “Capitalismo Acadêmico e a Competição Alienante entre Professores-Pesquisadores nos Rankings de Educação Superior”, de Everton Fargoni, João Júnior e Afrânio Catani; e “Cooperação Científica no Sul Global: Por Uma Outra Internacionalização”, de Juliana Souza, José Cossa e Cibele Rodrigues.

Vale notar que, para além dos proponentes deste dossiê que são vinculados a Instituições de Educação Superior localizadas em três diferentes regiões do País, a saber, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Nordeste; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Sudeste; e Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Sul, as autorias de artigos revelam a mesma diversidade regional e, também, de assuntos abordados. Algo que, não é ocioso reafirmar, reflete a mesma diversidade da Rede Universitas/BR e do Eixo 6 desta Rede, denominado “Novos modos de regulação e as tendências em construção no campo da produção do conhecimento”, cujos objetivos são:

 

  • Examinar as políticas e ações no campo universitário brasileiro, nos domínios da graduação e da pós-graduação, CT&I e produção do conhecimento, tendo em vista compreender as lógicas e tendências em curso;
  • Mapear e analisar os modos de regulação (internacionais, nacionais e locais), assim como os marcos legais, que configuram os processos, mecanismos e ações no âmbito da produção do conhecimento acadêmico-científico;
  • Analisar as práticas institucionais, organizacionais e docentes no âmbito da produção do conhecimento, decorrente dos novos modos de regulação e políticas vigentes;
  • Analisar a produção do conhecimento no Brasil, considerando a emergência de um novo tipo de conhecimento com origem na economia mundializada, suas interfaces com as corporações mundiais e fundos financeiros, por meio do exame da produção cientifica brasileira e de seu financiamento;
  • Examinar as consequências para a gestão e a avaliação da pesquisa e da pós-graduação, tendo em vista as possíveis mudanças no habitus e no modus operandi do campo científico-universitário no contexto da mundialização da educação superior.

               

Para ilustrar, registra-se, nesta apresentação, que a Rede Universitas/Br, a qual o Eixo 6 vincula-se, é caracterizada como uma rede acadêmica que conta com pesquisadores, muitos deles agraciados com financiamentos e bolsas do CNPq, de diversas Instituições de Educação Superior de todas as regiões do país, e nasceu no seio do Grupo de Trabalho (GT-11) “Políticas de Educação Superior” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

A Rede Universitas/BR vem se estruturando desde o início dos anos 1990, a partir de projetos acadêmicos de pesquisa integrados, o que tem resultado em seminários, publicações coletivas, formação de grupos, núcleos e diretórios de pesquisa, constituição de linhas de pesquisa em programas de pós-graduação e formação de estudantes no âmbito da iniciação científica e dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, diretamente ligados aos pesquisadores da Rede (http://www.redeuniversitas.com.br/).

Desta forma, este dossiê, de maneira pertinente e relevante, como pode-se depreender pela leitura dos artigos, está vinculado ao escopo da Revista Inter-Ação e, esperamos, possa contribuir para o avanço do conhecimento e para o debate na área de Educação, principalmente para a Educação Superior.

Por fim, gostaríamos de enfatizar que as autorias nesse dossiê não se restringiram ao Eixo 6 da Rede Universitas/BR. Nosso chamado proporcionou a submissão de 80 (oitenta) artigos e, desses, 19 foram aprovados para publicação, os quais, como já foi destacado, são provenientes de variados estados e regiões do País e do exterior.

Desejamos ótima e inspiradora leitura dos artigos deste dossiê.

 

Alda Maria Duarte Araújo Castro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professora Visitante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

José Carlos Rothen

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mário Luiz Neves de Azevedo

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Organizadores do dossiê em nome do Eixo 6 da Rede Universitas/BR.

Rodrigo Gouvêa Rodrigues

Universidade Federal de Goiás (UFG) e Editor Administrativo da Revista Inter-Ação

Tradutor da Apresentação (Inglês e Espanhol)

Goiânia/GO, setembro de 2024.

Publicado: 2024-09-03

Expediente

Dossiê

  • UNA APROXIMACIÓN AL PANORAMA INTERNACIONAL DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR PÚBLICA EN CHIAPAS/MÉXICO

    Egeslaine de Nez, Diana Erika Cruz Jiménez
    951-967
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79238
  • COOPERAÇÃO CIENTÍFICA NO SUL GLOBAL: POR UMA OUTRA INTERNACIONALIZAÇÃO

    Juliana de Fátima Souza, José Cossa, Cibele Maria Lima Rodrigues
    968-984
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.80048
  • A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO NA AMÉRICA LATINA: A TRAJETÓRIA CUBANA COMO EXEMPLO SINGULAR

    Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, José Carlos Rothen, Ivan Dos Santos Oliveira, Thiago de Jesus Esteves
    985-999
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79822
  • INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA REFUGIADOS: ANÁLISE DO PROGRAMA EMERGENCIAL DE SOLIDARIEDADE ACADÊMICA – PESA

    Rômulo Sousa de Azevedo, João Ferreira de Oliveira
    1000-1015
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78448
  • ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE OS MOVIMENTOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E MOBILIDADE ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR

    José Antonio Bicca Ribeiro, Franciele Roos da Silva Ilha, Mariângela da Rosa Afonso
    1016-1032
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79215
  • INTERNACIONALIZAÇÃO NA ESTEIRA DA AVALIAÇÃO REGULATÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL

    Edineide Jezine, Wlly Annie Feitosa Barbosa
    1033-1049
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79162
  • UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL NOS EUA E NO BRASIL: RESISTÊNCIAS SINDICAIS AO MODELO

    Moisés Giordano Mazza, Aryanne Martins Oliveira, Savana Diniz Gomes Melo
    1050-1065
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79007
  • AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA À LUZ DA AUTONOMIA RELATIVA DE LUKÁCS: UMA ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE

    Everton Bandeira Martins, Vanessa dos Santos Moura, Gabriel Lopes da Silva
    1066-1081
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79205
  • RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS COMO REGULADORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE ACERCA DOS SEUS USOS EM DELIBERAÇÕES SOBRE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS

    André Dutra Martins, Gladys Beatriz Barreyro
    1082-1097
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79138
  • PRECISAMOS FALAR SOBRE VIOLÊNCIA ACADÊMICA: A UNIVERSIDADE COMO LÓCUS DE REPRODUÇÃO DE VIOLÊNCIAS COLONIAIS

    Kary Emanuelle Reis Coimbra
    1098-1112
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79002
  • CAPITALISMO ACADÊMICO E A COMPETIÇÃO ALIENANTE ENTRE PROFESSORES-PESQUISADORES NOS RANKINGS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Everton Henrique Eleutério Fargoni, João dos Reis Silva Júnior, Afrânio Mendes Catani
    1113-1131
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79133
  • OLIGOPÓLIOS EDUCACIONAIS E A GOVERNAÇA CORPORATIVA: UM NOVO MODELO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO PRIVADA

    Alda Maria Duarte Araújo Castro, Maria Wanessa do Nascimento Barbosa Franco
    1132-1149
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79119
  • O CRESCIMENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA POLÍTICA PÚBLICA OU UMA ESTRATÉGIA COMERCIAL DOS GRUPOS EMPRESARIAIS EDUCACIONAIS?

    Marcelo Augusto Scudeler, Adriane Pereira Gouvêa, André Pires, Maria Lígia de Oliveira Barbosa
    1150-1167
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79064
  • PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, FORMAÇÃO EMPREENDEDORA E UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES, NO PERÍODO DE 2011-2021

    Luani Lobo da Gloria, Maria Edilene da Silva Ribeiro, Margareth da Silva Guerra
    1168-1186
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79218
  • ENSINO SUPERIOR E BARBÁRIE: REFLEXÕES A PARTIR DE MICHEL HENRY E SUA FENOMENOLOGIA DA VIDA

    Marcelo Leandro dos Santos
    1187-1200
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79176
  • O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: TENDÊNCIAS, APROXIMAÇÕES E RUPTURAS

    Bárbara Naves dos Santos, Benedito Orlando Mondlane, Geyzon Cosme Santos Rodrigues
    1201-1213
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78881
  • PANDEMIA: UM SALTO INESPERADO PARA O ENSINO SUPERIOR? REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DURANTE O ENSINO REMOTO

    Elisa Maia Velloso Caldeira, Fábia Magali Santos Vieira, Igor Fernando de Queiroz Souto , Vânia Ereni Lima Vieira
    1214-1227
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79208
  • A VOCAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA CRÍTICA DE WENDY BROWN

    Franciele Bete Petry
    1228-1244
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78993
  • A UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: UM BEM PÚBLICO PARA O BEM-ESTAR DA PESSOA IDOSA

    Fernando Nabão Lopes Ferreira, Mario Luiz Neves de Azevedo
    1245-1261
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79163

Artigos

  • PEDAGOGINGA: PROCESSOS EDUCATIVOS E LUTA ANTIRRACISTA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL EU SOU ANGOLEIRO – BELÉM-PA

    Alessandra Ferreiras Marinho, João Colares da Mota Neto
    1262-1277
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79498
  • PIBID-ARTE/UNIVASF: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA ‘ALÉM DO CAPITAL’

    Janedalva Pontes Gondim
    1278-1294
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78830
  • FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO ESCOLAR E O ENTRELAÇAMENTO COM OS SABERES E FAZERES DA DOCÊNCIA

    Clarissa Medianeira Caxambú da Rosa de Souza, Fabiane Romano de Souza Bridi
    1295-1309
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78869
  • EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA: A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PRODUÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS POR MEIO DA COLTED E DO INL NOS ANOS DE 1965 A 1975

    Beatriz Moura Mendes, Alberto Damasceno, Jessica Mesquita Vasconcelos
    1310-1325
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78650
  • EDUCAÇÃO DIGITAL E CIBERDEMOCRACIA: DESAFIOS NA ERA DA VIOLENTA CULTURA DO CANCELAMENTO

    Samara Sousa Diniz Soares, Lucas Lopes Campos Ferreira, Mariana França Mendes
    1326-1341
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79027
  • CRISE E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO JURÍDICA NO BRASIL: POR UMA FORMAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS

    Matheus Henrique Junqueira de Moraes, Matheus Bicca Menezes
    1342-1357
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79377
  • INFÂNCIA NA ALDEIA: DE COMO SE CONSTRÓI A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA E O PAPEL DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PRESERVAÇÃO DE SUAS TRADIÇÕES

    André Gama Barro, Hellen Cristina Picanço Simas
    1358-1376
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78839
  • AS REPRESENTAÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO FINAL DO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PERIÓDICO “A MÃI DE FAMILIA”

    Juliana de Mello Moraes, Claudinete de Fátima Oliveira
    1377-1391
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79429
  • CONSTRUÇÃO DE DIALOGICIDADE INTERCULTURAL NA PRÁTICA DA VINCULAÇÃO COMUNITÁRIA NO MÉXICO

    Edilma de Jesus Desidério, María del Rocío Echeverría González, Juan Ruiz-Esparza
    1392-1412
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79427
  • O USO DA TÉCNICA DO ACORDELADO INDÍGENA EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM SENSÍVEL: A EXPERIÊNCIA DO GABINETE DE ARQUEOLOGIA/UENF

    Paula Oliveira de Souza, Simonne Teixeira, Júlia Ermínia Riscado
    1413-1428
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79432
  • POR UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DECOLONIAL

    Rafaela Bayerl de Lima, Marta Coelho Castro Troquez
    1429-1445
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79512