A UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: UM BEM PÚBLICO PARA O BEM-ESTAR DA PESSOA IDOSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79163

Palavras-chave:

Universidade Aberta à Terceira Idade; UNATI; Bem Público; UEM.

Resumo

A educação superior é um campo social em que há lutas, alianças e conflitos. A Universidade Aberta ao Idoso (UNATI) está inserida nesse campo social e não foge dos conflitos entre uma educação para o desenvolvimento e qualidade de vida dos idosos e aquela focada no mercado e na produtividade. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar a UNATI como um bem público, ou seja, um bem cujo acesso não pode causar exclusões e rivalidades de outros. Trata-se, metodologicamente, de um estudo exploratório e bibliográfico. O desenvolvimento deste artigo baseou-se em conceitos desenvolvidos por Bourdieu (1996; 2003), Gramsci (1982) e Marx (1983), além de outras referências relacionadas ao idoso. Por fim, o artigo demonstra como o programa UNATI da Universidade Estadual de Maringá-PR impacta a vida dos idosos, destacando resultados positivos em suas existências.

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Biografia do Autor

Fernando Nabão Lopes Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, fernando.nabaum@gmail.com

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Especialista em Ciências Penais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Público da UEM. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior (GEDUC) certificado pelo CNPq. Participa da Rede Universitas/BR.

Mario Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, mlnazevedo@uem.br

Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) junto ao Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa (bolsa-sanduíche/CAPES) no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP-França). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado na Universidade de Cambridge (Inglaterra). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior (GEDUC) certificado pelo CNPq. Participa da Rede Universitas/BR. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

FERREIRA, F. N. L.; AZEVEDO, M. L. N. de. A UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: UM BEM PÚBLICO PARA O BEM-ESTAR DA PESSOA IDOSA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1245–1261, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79163. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79163. Acesso em: 26 set. 2024.