O CONCEITO DE INSERÇÃO CRÍTICA DE PAULO FREIRE E A UNIVERSIDADE SERTANEJA DO CARIRI
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79059Palavras-chave:
Cariri, Sertão, Paulo Freire, Inserção, UniversidadeResumo
O artigo busca explorar as contribuições teóricas de Paulo Freire para a gênese de uma instituição que reflita a cultura e a história sertaneja do povo caririense, uma universidade sertaneja. O artigo defende que uma universidade sertaneja pode se opor ativamente ao modelo de educação centrado no projeto de (re) produção do capital, que ignora as características históricas e culturais do semiárido, formando mão-de-obra para atender às demandas do mercado. Ao combater a lógica da padronização e da mercantilização, a universidade pode tornar-se um espaço que promova a cultura nordestina como um modo de vida válido. Nesse sentido, Paulo Freire é destacado como referência teórica fundamental para a compreensão do papel dos(as) oprimidos(as) no processo de ocupação e apropriação da UFCA.
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