O CONCEITO DE INSERÇÃO CRÍTICA DE PAULO FREIRE E A UNIVERSIDADE SERTANEJA DO CARIRI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79059

Palavras-chave:

Cariri, Sertão, Paulo Freire, Inserção, Universidade

Resumo

O artigo busca explorar as contribuições teóricas de Paulo Freire para a gênese de uma instituição que reflita a cultura e a história sertaneja do povo caririense, uma universidade sertaneja. O artigo defende que uma universidade sertaneja pode se opor ativamente ao modelo de educação centrado no projeto de (re) produção do capital, que ignora as características históricas e culturais do semiárido, formando mão-de-obra para atender às demandas do mercado. Ao combater a lógica da padronização e da mercantilização, a universidade pode tornar-se um espaço que promova a cultura nordestina como um modo de vida válido. Nesse sentido, Paulo Freire é destacado como referência teórica fundamental para a compreensão do papel dos(as) oprimidos(as) no processo de ocupação e apropriação da UFCA.

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Biografia do Autor

Alexandre Reinaldo Protásio, Universidade Federal do de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, arprotasio@gmail.com

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPEL). Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG).

Wagner Pires da Silva, Universidade Federal do de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, wagner.pires@ufpel.edu.br

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (Poleduc/UFC). Administrador na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Erlene Pereira Barbosa, Universidade Federal do de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, erlene2013@gmail.com

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em sociologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

PROTÁSIO, A. R.; SILVA, W. P. da; BARBOSA, E. P. O CONCEITO DE INSERÇÃO CRÍTICA DE PAULO FREIRE E A UNIVERSIDADE SERTANEJA DO CARIRI. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1811–1826, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.79059. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79059. Acesso em: 21 dez. 2024.